Browsing by Author "Rodrigues, Liliana Marisa Andrade"
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- Treino fonético de alta variabilidade e aquisição das consoantes /t/ e /d/ do português europeu por aprendentes chinesesPublication . Rodrigues, Liliana Marisa Andrade; Castelo, AdelinaNo universo do domínio da competência fonético-fonológica de L2 o processo de reorganização percetiva é entendido como resultado da aquisição de L2 em diversos modelos teóricos (e.g. Best & Tyler, 2007; Escudero & Boersma, 2004; Flege, 1995). Estudos de perceção e produção de uma língua não materna demonstram que a perceção e produção de determinados segmentos contrastantes não nativos são considerados problemáticos em aprendentes de idade adulta. Além disso, é frequentemente relatado na literatura que, os falantes nativos de língua chinesa enfrentam desafios fonéticos e fonológicos na aquisição de pronúncia (Castelo, 2018; Oliveira, 2020; Yang, 2014) e em diferentes grupos de aprendentes de L2 a variabilidade do contexto fonético parece desempenhar um papel importante (e.g. Best & Tyler, 2007; Flege, 1995). O presente estudo foca-se na aquisição das consoantes oclusivas orais não vozeada, /t/, e vozeada, /d/, segmentos contrastivos no Português Europeu, por parte dos falantes nativos de Chinês Mandarim. A perceção e a produção destes segmentos por parte dos aprendentes chineses podem diferir de forma acentuada da perceção e produção de um falante nativo (Castelo, 2018) devido a diversos fatores, incluindo a interação dos inventários fonéticos e fonológicos de L1 e L2 no processo de aprendizagem/aquisição (Ellis, 2005). Tendo a dificuldade de produção de certos sons não nativos sido associada a causas percetivas (e.g. Bohn, 2017; Flege, 1995), havendo uma interferência do sistema fonético de L1 que origina enviesamentos percetivos e, por conseguinte, desvios na produção, aplicou-se um conjunto de procedimentos de forma a melhorar a perceção das consoantes oclusivas /t, d/ e, consequentemente, a aprendizagem deste contraste fonológico não nativo. Desta forma, o presente estudo tem com objetivo geral investigar o processo de aprendizagem percetiva e consequente produção através de um treino fonético de alta variabilidade (HVPT), tendo como objetivo específico analisar o contributo deste tipo de treino para a aquisição do contraste fonológico /t/-/d/ no Português Língua Estrangeira por falantes nativos de Chinês Mandarim, visível na perceção e produção destes segmentos. Participaram no estudo 30 falantes de Chinês Mandarim, que realizaram pré-testes de identificação percetiva e de produção, um treino (HVPT), pós-testes e pós-testes atrasados igualmente de identificação percetiva e produção. Os resultados globais demonstraram que o efeito da aprendizagem percetiva na produção da fala não é significativo em termos de produção. No entanto, o grupo experimental, sujeito a sessões de treino com feedback imediato contendo os segmentosalvo do estudo, melhorou na produção do segmento /d/.