Browsing by Author "Rocha, Maria Helena Ribeiro da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As expressões artísticas no curriculum do 1º ciclo : relevância no desenvolvimento integral do alunoPublication . Rocha, Maria Helena Ribeiro da; Marques, Maria do CéuO estudo que nos propomos efetuar, partiu do pressuposto geral de que a Educação Artística continua a ter um lugar pouco significativo no contexto do Sistema Educativo Português. As conceções atuais sobre a aprendizagem apontam para uma escola de saberes e competências que preparam os alunos não só para as áreas de estudo, mas também para a vida, encarando o indivíduo num sentido holístico. Consideramos relevante para esta investigação, compreender o valor, a perceção, as ideias, significados, interpretações e os sentimentos dos professores sobre o ensino das expressões artísticas no 1º ciclo do ensino básico, no desenvolvimento global da criança e se estes põem em prática as expressões artísticas, conforme preconiza o currículo do 1º ciclo. As principais linhas de força que orientaram este trabalho de investigação estão ligadas a duas vertentes que constituem o quadro teórico-concetual desta pesquisa: a educação artística como prioridade essencial na escola e as expressões artísticas como relevância no desenvolvimento integral do aluno. O trabalho empírico assenta numa abordagem fenomenológica, de natureza descritiva e interpretativa, centrado numa metodologia qualitativa. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o inquérito por questionário. A análise e a interpretação de dados foram feitas através da técnica de análise de conteúdo que permitiu a obtenção de informação relevante para o nosso estudo. Os resultados obtidos revelam que os professores, apesar de terem uma carga horária semanal de 3 horas para a prática das expressões artísticas, as subvalorizam na gestão e prática do currículo em relação às outras áreas curriculares, considerando que as áreas curriculares de matemática e português são objeto de exame nacional. Os professores sinalizam a necessidade de haver mais formação para a aquisição de conhecimentos e competências para se sentirem mais à vontade na realização de atividades de expressões artísticas e reconhecem a importância da coadjuvação na melhoria da sua prática letiva. Embora os professores sintam dificuldade na prática efetiva das expressões artísticas, consideram-nas importantes no desenvolvimento pessoal e cultural da criança, possibilitando uma formação integral. Com este estudo, pretende-se a promoção da educação artística na escola e, de alguma forma, contribuir para que as expressões artísticas ocupem o seu verdadeiro lugar no 1º ciclo do ensino básico.