Browsing by Author "Reis, Ana Cláudia Vigário dos Santos"
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- Necessidades de formação de professores em contextos interculturaisPublication . Reis, Ana Cláudia Vigário dos Santos; Miranda, BrancaA sociedade atual tem vindo a defrontar permanentes alterações, face às magnificentes mudanças culturais, tecnológicas, educacionais e políticas, onde os princípios sociais na obtenção dos saberes são cada vez mais exigentes. Deste modo, a escola depara-se com uma diversidade de culturas e identidades imensa e, face a esta realidade, deverá envolver ao nível dos seus projetos educativos adaptações substanciais concernentes ao processo de ensino, de modo a conseguir responder adequadamente às necessidades dos alunos, assegurando a participação destes nas atividades da turma, comunidade escolar em geral e, concomitantemente, na sociedade próxima. Para isso, é importante que a entidade escolar adote uma identidade nova, que promova o diálogo intercultural e acolha a multiplicidade do seu público, adequando a sua praxis à inclusão e valorização da pluralidade, de modo a poder menorizar as desigualdades. Por sua vez, os professores deverão proceder à adoção de estratégias educativas que considerem as necessidades de um contexto social e cultural que, sucessivamente, recorre à diversidade e à inovação. Isto porque, “as políticas educacionais têm uma repercussão decisiva no florescimento ou no declínio da diversidade cultural e devem promover a educação pela e para a diversidade” (UNESCO, 2009, p. 15), sem negligenciarem as origens, princípios e identidade dos alunos. Face ao paradigma subjacente e atendendo à emergência de uma educação com índole intercultural nas nossas escolas, é nossa pretensão procurar perceber as necessidades de formação dos professores em contextos interculturais tendo em vista a alteração e/ou adequação das suas práticas pedagógicas, a aquisição de novas competências profissionais interculturais, compreender se existe uma consciência global que desperte os professores para as questões da interculturalidade, se os professores desenvolvem metodologias e práticas ativas e adequadas às particularidades sociais, assim como se promovem a aprendizagem colaborativa e a interação intercultural na praxis educativa, por forma a promover a inclusão.