Browsing by Author "Ramos, Manuel Armando"
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- Práticas pedagógicas inovadoras e promotoras de desenvolvimento de competências : estudo realizado na Escola Básica Narciso António RamalhoPublication . Ramos, Manuel Armando; Oliveira, IsolinaO presente estudo centrou-se na descrição e compreensão sobre como o gestor, a coordenadora pedagógica e os professores percecionam as práticas inovadoras dos professores e a influência dessas práticas no desenvolvimento de competências dos alunos de uma escola em Cabo Verde, após a implementação da revisão curricular assente na pedagogia de integração relativa à abordagem por competências. Deste modo, começamos por clarificar conceitos, tais como competência, inovação e prática pedagógica, modelo de ensino e, ainda, a pedagogia de integração na abordagem por competências na relação com a formação de professores. Sendo um estudo de natureza qualitativa formulamos a seguinte questão de partida: quais são as perceções dos professores, da coordenadora pedagógica e do gestor, relativamente à implementação da abordagem por competências, às inovações introduzidas nas práticas pedagógicas dos professores e no que concerne ao impacto dessas práticas no desenvolvimento de competências dos alunos da escola básica Narciso António Ramalho? Partindo desta questão foram definidos os seguintes objetivos: i) perceber o entendimento dos professores, da coordenadora pedagógica e do gestor de pólo sobre competência, abordagem por competências e as inovações introduzidas na prática pedagógica; ii) identificar práticas inovadoras e promotoras do desenvolvimento de competências introduzidas na escola em estudo, com a implementação da nova revisão curricular; iii) averiguar como os professores, a coordenadora pedagógica e o gestor percecionam o modo como está sendo implementada a revisão curricular, assente na abordagem por competências e iv) interpretar os impactos e influências das práticas pedagógicas inovadoras no desenvolvimento de competências dos alunos. A recolha de dados foi realizada através de entrevistas, grelhas de observação de aulas e análise das planificações diárias, tendo-se recorrido à análise de conteúdo para examinar detalhadamente e em profundidade as práticas pedagógicas. Os resultados evidenciam que, em geral, os participantes apropriaram os conceitos subjacentes à abordagem curricular por competências, apesar de apresentarem níveis distintos de apropriação. Outrossim, foram identificadas algumas práticas inovadoras na planificação, na execução de aulas e na avaliação, não obstante alguns constrangimentos relativamente à formação de professores, introdução de novos programas e manuais escolares e seguimento dos professores.
