Browsing by Author "Ponto, Zulay Maria Ferreira de"
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- A escolha dos estabelecimentos escolares para a frequência do ensino secundário : um estudo de caso na Região Autónoma da MadeiraPublication . Ponto, Zulay Maria Ferreira de; Barreto, Maria AntóniaAs expectativas dos alunos com relação ao ensino secundário, a possibilidade de escolha de diferentes percursos possíveis rumo ao ensino superior ou para o ingresso no mundo de trabalho, e as dificuldades que defrontam na superação das diferentes etapas que o constituem, são fatores que conferem grande importância à escolha do estabelecimento escolar onde pretendem frequentar o ensino secundário. Nos últimos anos tem-se verificado que, aproximadamente metade dos alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, EBSAAS, localizada no Funchal, Região Autónoma da Madeira (RAM), optam por mudar para outras escolas secundárias quando transitam para o 10º ano, apesar da primeira disponibilizar de uma série de recursos e de infraestruturas de boa qualidade. O presente trabalho de investigação debruçou-se sobre a temática: “A escolha dos estabelecimentos escolares para a frequência do ensino secundário” identificando quais as razões que os alunos, encarregados de educação e professores apresentam para os alunos continuarem na escola EBSAAS ou mudarem para outra quando do prosseguimento para o ensino secundário. A modalidade de investigação escolhida foi o estudo de caso numa abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada na EBSAAS, envolvendo os alunos das turmas do 9º e 10º ano, os seus encarregados de educação e os professores que lecionam o 3º ciclo e secundário. Foi realizada uma análise documental consultando a plataforma de serviços e recursos para a comunidade educativa, place, da Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos da RAM procedeu-se ao levantamento estatístico da evolução do número de alunos inscritos nas turmas do 9º ano que optaram por permanecer na EBSAAS desde o ano letivo 2005-2006 até 2012-2013 e, foram aplicados inquéritos por questionário ao público-alvo já referido. Os resultados revelam que a escolha da escola para frequentar o ensino secundário depende da sua oferta em termos de cursos e agrupamentos, da qualidade das suas instalações e professores, mas também de motivações de carácter subjetivo, relacionadas com a opinião dos seus encarregados de educação e amigos: “Os meus encarregados de educação gostam dessa escola” e “Tenho familiares e amigos a estudar nessa escola”.