Browsing by Author "Pires, Isabel Cristina Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A leitura dos clássicos no percurso escolar dos alunos do 3º CicloPublication . Pires, Isabel Cristina PereiraTendo como ponto de partida a convicção da enorme importância que deve assumir a leitura dos Clássicos no nosso ensino secundário, pretendemos com este estudo contribuir para a sua valorização no contexto educativo atual. A orientação que seguimos para proporcionarmos uma leitura bem-sucedida dos Clássicos assenta no comparativismo. Foi nessa base que propusemos estratégias que nos parecem mais adequadas a uma descoberta mais apelativa e eficaz dos Clássicos. Com efeito consideramos da maior importância estabelecer, por um lado, as relações intertextuais entre os conteúdos literários, estudando os temas estruturantes que os sustentam e a sua articulação com a contextualização cultural e histórica e, por outro lado, as variações dos temas principais e o alargamento da sua análise, sempre que possível, a outras formas de arte. Dada a importância dos Clássicos como fonte de entendimento das grandes questões com que o homem se foi confrontando ao longo dos tempos, este trabalho visa mostrar como é imperioso no 3.º ciclo do ensino básico mudarmos as estratégias de leitura por forma a torná-los mais próximos, mais apelativos e imprescindíveis aos jovens, tendo em vista uma melhor integração destes na sociedade cada vez mais complexa em que vivem. O trabalho divide-se em três grandes áreas. Na 1.ª parte abordamos a leitura, aprofundando os aspetos essenciais da leitura literária em particular. A reflexão é em seguida alargada às práticas comparativistas. Na segunda e terceira partes tentamos definir o que são os clássicos, como devem ser lidos e de que forma estão incluídos no presente programa de Português. Na quarta parte, com base na metodologia e teoria comparativistas, apresentamos algumas estratégias inovadoras que podem vir a contribuir para uma leitura mais adequada e proveitosa dos Clássicos.