Browsing by Author "Pinto, Ana Maria"
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- Educação pela arte para uma cultura interculturalPublication . Pinto, Ana Maria; Noronha, Maria Teresa deResumo - Este estudo defende a importância da Educação pela Arte. Procuramos com ele contribuir para a construção do conhecimento sustentado na experiência pedagógica da Expressão Plástica, no fruir e no fazer arte na interculturalidade em que emerge o nosso quotidiano escolar. Enfatizando o gesto criador das crianças e jovens do Segundo Ciclo do Ensino Básico, cultural e etnicamente diferentes, estuda-se, no diálogo entre a educação e a arte, a possibilidade da sala de aula e dos clubes artísticos se transformarem em espaços empreendedores da dimensão humana. Assim, provocando atitudes do pensar e do agir autónomos, críticos e reflexivos da conduta ética, procurou-se através da experiência sensível e da actividade criadora, a exploração do Ser humano numa dimensão ontológica. Pretendemos com este estudo, contribuir singelamente para o despertar da curiosidade de quem partilhe connosco a consciência de educar crianças e jovens numa sociedade tão “mesclada" e controversa como a actual. Deste modo, pretende-se assim concorrer positivamente para o desenvolvimento cívico e cultural das crianças e jovens, através da pluralidade de saberes numa transdisciplinariedade integrados pela linguagem plástica de forma a permitir acessos quer à diversidade de material quer à diversidade cultural. Sobre o objectivo que elucida a nossa questão de partida – Em que medida a Arte como discurso universal concorre para uma educação intercultural? – tentámos apresentar teorias de significativos pedagogos da “Educação pela Arte", procurando mostrar a valência fundamental da Expressão Plástica no contexto de uma educação multicultural. Deve salientar-se que a pesquisa aqui apresentada tem um carácter baseado na experiência de docente, mediada pelas relações interculturais efectivamente vividas na escola, e que, a análise se implicou naturalmente a um método descritivo, qualitativo, etnográfico, resultando em investigações qualitativas e fenomenológicas típicas de uma observação participante