Browsing by Author "Nicolau, Carla Rubina Vasconcelos Freitas"
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- Dificuldades na elaboração de um texto escrito : o uso das tecnologias de informação e comunicação numa turma de 8º anoPublication . Nicolau, Carla Rubina Vasconcelos Freitas; Dias, Helena BárbaraEste presente estudo intitulado Dificuldades na elaboração de um texto escrito: O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação foi realizado numa turma de 8ºano da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves Andrade, no âmbito da disciplina de português. Centrado no desenvolvimento da competência da escrita, com recurso a ferramentas digitais, procurando, por um lado, analisar as potencialidades das TIC na aprendizagem da língua materna e, por outro, observar a motivação gerada junto dos estudantes. Atualmente, os alunos parecem viver absortos pelas tecnologias, quer na escola, quer em casa e começam a utilizá-las cada vez mais como apoio ao estudo, através do processador de texto, de apresentações de trabalhos ou pesquisas na internet. Similarmente os professores começam a integrar as tecnologias na sua prática docente, tanto nas ações de formação que realizam, como pelos recursos disponibilizados nas aulas. A investigação realizada com a turma referida, relatando a experiência desenvolvida sobre a construção do processo da escrita teve como ponto de partida a audição de um conto tradicional a partir do qual se desenvolveram estratégias, procedimentos e técnicas de trabalho que visaram motivar os estudantes para uma tomada de consciência das suas dificuldades em produzir textos escritos. Ao recorrer a um apoio tecnológico ativo, procurou-se conhecer até que ponto o computador e o recurso ao processador de texto podem contribuir para o aperfeiçoamento da expressão escrita. Foi possível conhecer e identificar vantagens e/desvantagens que o processador de texto permite quanto a melhoria da produção textual e quanto a novos graus de motivação para uso nas atividades em sala de aula por parte dos alunos. Foi, de facto, possível verificar melhorias significativas, não apenas quanto ao aumento da motivação para a escrita por parte dos estudantes, mas também quanto a uma maior diversidade lexical, maior estruturação textual e mais ampla clareza de raciocínio na produção de texto escrito. É, pois, possível afirmar que os estudantes de 8ºano de escolaridade estão mais sensibilizados para descobrir novos ambientes e novas estratégias de aprendizagem.