Browsing by Author "Morais, Diana Catarina Thomaz Moura"
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- Análise do modelo pedagógico do ECOiMOOC : estudo de caso sobre o design instrucional do Boot CampPublication . Morais, Diana Catarina Thomaz Moura; Morgado, LinaCom a evolução dos meios tecnológicos e da mutabilidade da educação face à era digital surgiram os Massive Open Online Courses (MOOCs). Estes cursos online, de cariz massivo e gratuito e que acolhem todos aqueles que pretendam fazer parte desta experiência educativa, obrigam a repensar os princípios pedagógicos e as ferramentas a disponibilizar para fazer com que os participantes adquiram e desenvolvam competências quer ao nível do tema abordado, quer ao nível digital. Face a esta realidade educacional, há necessidade de estudar este tipo de curso de forma a compreender em que medida estes podem assumir um papel preponderante enquanto fomentadores da criação de conhecimento e ampliação do conceito de educação, na medida em que permitem a todos aqueles que possuam um computador e que tenham ligação à internet terem acesso à educação sem restrições. A literacia digital assume-se como um pilar para que os participantes possam desenvolver e acompanhar todas as atividades propostas ao longo do MOOC. Contudo, há muitos elementos que acabam por promover a desmotivação dos participantes, dos quais é possível destacar: a falta de tempo, a falta de pré-requisitos digitais, a sensação de “solidão” uma vez que o curso se desenvolve num ambiente online, o desconhecimento da plataforma e das ferramentas a utilizar, o volume de informação disponibilizada, assim como o domínio e o desenvolvimento de um cronograma desenvolvido pelo participante para direcionar a sua participação ao longo do curso. A identificação destes fatores permite colocar várias questões: Como será possível reduzir a desmotivação e o abandono? Haverá algum elemento diferenciador que poderá desde do primeiro instante promover a empatia dos participantes em relação ao MOOC? Assim surgiu a necessidade de avaliar em que medida o Módulo de Ambientação pode assumir um papel de destaque. Esta dissertação teve o seu foco no Módulo de Ambientação dos cursos MOOC ministrados pela Universidade Aberta e teve como propósito encontrar uma resposta às seguintes questões investigativas: Quais os parâmetros/características que o Módulo de Ambientação deverá abarcar? Será o Módulo de Ambientação capaz de funcionar como um catalisador para o sucesso dos MOOCs? Permitirá o Módulo de Ambientação aumentar os rácios de sucesso destes cursos? Terá este módulo algum contributo para que mais do que uma comunidade dentro do MOOC possa emergir uma comunidade para além do curso em questão? A importância deste estudo deve-se ao facto de se tratar do primeiro contacto do participante com o MOOC e ainda na particularidade de se tratar de um Módulo de Ambientação pensado e desenvolvido segundo o modelo virtual pedagógico da UAb com vista ao desenvolvimento de um modelo pedagógico de referência desenvolvido para MOOCs. A metodologia utilizada para realizar o Estudo de Caso foi desenvolvida com base na recolha de dados provenientes da aplicação de questionários, na realização de entrevistas e na análise de conteúdo das interações desenvolvidas pelos participantes ao longo do Módulo de Ambientação. Os questionários foram aplicados em dois projetos (EMMA e ECO), enquanto a aplicação das entrevistas e a análise de conteúdo das interações, só foram desenvolvidas no âmbito do ECO. Esta escolha prende-se com facto que o curso desenvolvido no âmbito deste projeto foi elaborado segundo um modelo pedagógico virtual desenvolvido pela UAb especificamente para cursos MOOC, nomeadamente o iMOOC. Após a análise exaustiva dos dados recolhidos é possível concluir que o Módulo de Ambientação desenvolvido foi francamente bem aceite pelos participantes, que o consideraram como uma peça-chave quer no que concerne à parte motivacional dos participantes, quer como elemento impulsionador para promover a continuidade dos participantes no MOOC, quer como ponto de partida para a criação de comunidades de prática. Foi ainda identificado como essencial para permitir a familiarização com a plataforma, com a própria dinâmica do curso e como promotor do código de conduta /etiqueta da convivência online.