Browsing by Author "Medinas, Carlos Boto"
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- Ciganos e literacia digital : estudo de caso em Reguengos de MonsarazPublication . Medinas, Carlos Boto; Magano, OlgaAs tecnologias de informação detêm atualmente um papel crucial na vida dos cidadãos na sociedade da informação. As principais atividades da vida quotidiana estão envolvidas pelas novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), que cobrem um vasto espectro de áreas da vida pessoal e social, tornando-nos dependentes da tecnologia. No entanto, nesta sociedade, o acesso às tecnologias não é feito por todos os cidadãos de igual forma, havendo uma distinção entre os que têm acesso às TIC e os que não têm, entre os que as sabem usar e os que não sabem. Como consequência desta inacessibilidade surge um conjunto de “infoexcluídos", cuja exclusão em alguns casos se junta a outras situações de exclusão. Em Portugal, muitas pessoas ciganas acumulam a exclusão digital com outras exclusões, por exemplo, com analfabetismo ou baixos níveis de escolaridade, desqualificação profissional, desemprego, condições habitacionais precárias, segregação territorial, racismo, discriminação, etc. Cientes da importância da acessibilidade às TIC nas sociedades contemporâneas foi realizado um estudo exploratório com o objetivo de conhecer a literacia digital por parte de pessoas ciganas na cidade de Reguengos de Monsaraz. Tratando-se de uma população com pouca escolaridade e sem qualificações profissionais, como é que os ciganos de Reguengos de Monsaraz lidam com as tecnologias de informação? O estudo foi desenvolvido com recurso a técnicas de pesquisa quantitativa (inquérito por questionário aplicado a pessoas ciganas) e técnicas de pesquisa qualitativa (entrevista semiestruturada aplicada a representantes de instituições locais). Os resultados obtidos por este estudo permitem concluir que há uma grande diferenciação no acesso a equipamentos digitais entre ciganos e não ciganos e que as políticas públicas pouco têm contribuído para a promoção da literacia digital entre as pessoas ciganas ou têm pouco impacto no aumento da literacia. Neste contexto, os espaços municipais de internet são serviços que contribuem de forma muito positiva para o acesso às novas tecnologias por parte das pessoas ciganas e o alcance destes espaços pode ser potenciado com o desenvolvimento de projetos complementares de intervenção em termos de promoção de escolarização e literacia digital mais estruturados e aprofundados.