Browsing by Author "Medeiros, Catarina Isabel Miranda Melo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Práticas de liderança dos professores da Escola Secundária das Laranjeiras da região autónoma dos Açores, sob a perspetiva dos alunosPublication . Medeiros, Catarina Isabel Miranda Melo; Grave-Resendes, LídiaA liderança é uma das temáticas que mais atenção tem merecido por parte de investigadores e profissionais de diversos setores de atividade. É considerada uma temática de extrema importância, relativamente no que diz respeito às relações laborais. Segundo Sampaio (2004), liderança surge como um fator interpessoal de influência, surgindo como uma competência em transformar conhecimento em ação. A liderança pode ser vista como um fenómeno de influência interpessoal e o líder pode ser entendido como aquele que decide o que deve ser feito e faz com que as pessoas executem essa decisão. Assim sendo, os líderes deverão ter determinadas qualidades, tais como visão, confiança, adaptabilidade, capacidade de arriscar, honestidade e coragem. No contexto escolar, o papel de líder está, na maioria das vezes, ligado ao cargo de Diretor de Escola e a comunidade escolar espera que este tenha um papel ativo na melhoria da instituição através da capacidade de partilhar uma visão e valores comuns. A liderança dos professores ganha cada vez mais relevância no contexto educativo e é de extrema importância, uma vez que é uma oportunidade de crescimento e de desenvolvimento profissional, como também é uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento para a instituição e, fundamentalmente, para os alunos. Com o presente trabalho pretendemos determinar, através de um estudo por questionário, as práticas de liderança dos professores e as características dos professores líderes, sob a perspetiva dos alunos, segundo o modelo de Kouzes e Posner (2009). Tendo em conta a temática, os participantes deste trabalho foram os alunos do ensino secundário, nomeadamente do 11º ano e do 12º ano da Escola Secundária das Laranjeiras de S. Miguel, da Região Autónoma dos Açores. Foram selecionados os alunos desta faixa etária, pois nesta já revelam uma maior maturidade e frequentam a escola há mais tempo o que faz com que conheçam melhor os professores. Após a aplicação do questionário e sua respetiva análise, podemos concluir que os professores da Escola Secundária das Laranjeiras apresentam comportamentos para uma liderança exemplar de quatro dimensões de Kouzes e Posner (2009), nomeadamente “Mostrar o Caminho”, “Desafiar o Processo”, “Permitir que os outros ajam” e “Encorajar a Vontade”. Contudo, comportamentos associados à dimensão “Inspirar uma Visão Partilhada” não foram reconhecidos pelos alunos inquiridos.