Browsing by Author "Matos, Alexandra Sofia Vicente de"
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- Avaliação da oferta alimentar em meio escolar do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório com intervenientes-chave do setorPublication . Matos, Alexandra Sofia Vicente de; Moura, Ana Pinto de; Franchini, FranchiniA alimentação é um dos fatores determinantes para o bem-estar e saúde humana. É na infância que os hábitos alimentares influenciam os comportamentos alimentares e a saúde na vida adulta, sendo a educação alimentar uma intervenção essencial na oferta alimentar das escolas. Nos últimos anos em Portugal, a promoção e educação para a saúde em meio escolar têm vindo a ser atualizadas e implementadas, nomeadamente com o reforço de orientações e referenciais sobre a oferta alimentar nas escolas. Pretendeu-se nesta investigação analisar a opinião dos intervenientes-chave sobre a oferta alimentar em meio escolar do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, abordando as práticas dos referenciais existentes em Portugal, nomeadamente nas ementas escolares, regime escolar – fruta, produtos hortícolas e leite, e uma análise no ponto de vista da sustentabilidade desses mesmos referenciais. Para o efeito, recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas realizadas a onze profissionais, com responsabilidades ao nível da gestão/direção e operacionalização em ações de intervenção da oferta alimentar em meio escolar, pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico, em vários tipos de organizações escolares, sejam públicas ou privadas. Os discursos dos participantes foram analisados tendo por base a análise temática e o recurso ao programa QSR Nvivo 10®. Da análise dos extratos discursivos dos participantes identificam-se os seguintes fatores que influenciam a adesão à oferta alimentar em contexto escolar: educação alimentar, hábitos alimentares e manipuladores de alimentos, destacando-se a falta de literacia alimentar por parte dos encarregados de educação. Um outro obstáculo reportado foi a falta de fiscalização/monotorização das capitações preconizadas para as ementas escolares, ocorrendo um excesso de proteína animal e défice na componente vegetal. Nas entrevistas foram ainda reportadas dificuldades na utilização de produtos locais nas ementas escolares, fruto do custo associado a estes produtos. No que diz respeito à temática do desperdício alimentar, os nossos participantes salientaram a falta de acompanhamento na avaliação do desperdício alimentar, o qual tende a ser avaliado de uma forma pontual, havendo ausência na verificação de eficácia das ações realizadas para o seu combate. Particular relevância foi dada ao papel dos manipuladores de alimentos na adesão à oferta alimentar saudável proporcionada em meio escolar, referindo, no entanto, que é uma classe profissional que não é reconhecida e que não tem a formação devida. A falta de nutricionistas em contexto escolar foi referida várias vezes pelos participantes, sendo estes atores considerados como atores relevantes para se alcançar as seguintes melhorias nas escolas: educação alimentar, monitorização das capacitações e redução do desperdício alimentar. Em suma, é necessário criar, potencializar e valorizar uma equipa de profissionais diversificada nomeadamente, nutricionistas, manipuladores de alimentos, técnicos de saúde, agricultores e professores, para minimizar os obstáculos sentidos no dia a dia nos processos da oferta alimentar em contexto escolar.