Browsing by Author "Mascarenhas, Helena Isabel Bentes"
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- Ambientes digitais e o ScratchJr para a promoção da criança leitora: articulação entre uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a biblioteca escolarPublication . Mascarenhas, Helena Isabel Bentes; Pinto, MaribelO trabalho apresentado enquadra-se no âmbito da promoção da leitura tendo como foco o papel que a Biblioteca escolar desempenha junto de alunos do 4º ano do 1.º ciclo, em ambientes digitais, com o auxílio e aplicação de ferramentas digitais. Acreditamos que este é um caminho produtivo na promoção da leitura e um forte contributo para uma mudança de paradigma face às práticas de leitura e às atividades passíveis de serem realizadas numa cooperação entre Biblioteca/Professores/Alunos e restante comunidade educativa. Cada vez mais o mundo virtual e os ambientes digitais dominam o nosso dia-adia. Com a chegada e crescente evolução das tecnologias de informação e comunicação às escolas reconfiguraram-se metodologias, alteraram-se perspetivas e ampliaram-se novos horizontes na forma como integrar as novas ferramentas na comunidade educativa nomeadamente nos processos de ensino e aprendizagem. Ainda se colocam muitas dúvidas e interrogações acerca de uma eficaz implementação dos ambientes digitais em contexto de sala de aula e julgamos que as dúvidas inflacionam quando toca à visão de uma parceria com as Bibliotecas Escolares. Perante este cenário inovador é fundamental pensar e repensar em procedimentos eficientes e sustentáveis por forma a que as tecnologias e ambientes digitais façam parte integrante nas dinâmicas escolares. O presente estudo foi certamente, bastante desafiante tanto para professores, professores bibliotecários, alunos e restante equipa que participou no trabalho. Este, enquadra-se numa perspetiva de promoção e gosto pela leitura com recursos a meios e ambientes digitais, pelo que é justificável a sua introdução em ambiente escolar na medida em que estes têm vindo a ocupar um espaço fulcral no quotidiano da sociedade atual. Saber como, onde e porquê utilizar os recursos em ambientes digitais suscita-nos algumas questões especialmente na segurança dos espaços e recursos pesquisados e recolhidos. É, pois, neste sentido importante saber responder a dificuldades e dúvidas que possam surgir, tendo-se para tal traçado como objetivo de investigação, promover a leitura através da compreensão e incentivo ao uso de ferramentas digitais, fomentando ao desenvolvimento de habilidades no domínio das tecnologias digitais, nomeadamente no software de programação ScratchJr. sendo esta uma linguagem de programação desenvolvida para crianças dos cinco aos sete anos, com o objetivo de desenvolver o pensamento computacional com a criação de histórias e jogos interativos além de auxiliar no processo cognitivo onde as crianças podem alargar a sua imaginação e criatividade à escrita e à leitura. O estudo empírico foi desenvolvido num Agrupamento de Escolas em Beja e teve como participantes alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. A técnica de recolha de dados incidiu numa descrição e interpretação do comportamento dos alunos em estudo descritos em guião elaborado para esse fim e registados numa grelha de observação recorrendo a uma Checklist de Envolvimento, refletindo um forte contributo para novas formas de aprendizagem através dos ambientes digitais. Desta forma, é ainda possível, detetar problemas e ultrapassar obstáculos através da prática de novos métodos de trabalho realizado de modo colaborativo. Neste sentido propusemo-nos a analisar o trabalho que a Biblioteca Escolar desenvolve utilizando o método de Observação direta participante realizada com os intervenientes, no seu contexto em sala de aula e no espaço da Biblioteca Escolar.