Browsing by Author "Marmeleira, Margarida Rosa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O blogue no 1º ciclo do Ensino Básico : promoção das aprendizagens, da autonomia e da inclusão digitalPublication . Marmeleira, Margarida Rosa; Amante, LúciaAs dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico são muitas vezes enfrentadas proporcionando aos alunos mais horas de apoio educativo, o que constitui apenas o prolongamento do mesmo tipo de trabalho que tem sido desenvolvido no horário letivo. No entanto, a sociedade mudou e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) assumiram um papel fundamental, criando novas formas de aprender e comunicar, mas fazendo surgir também um novo tipo de (i)literacia – a (i)literacia digital. Por isso, a escola tem de contribuir para a inclusão digital dos alunos, proporcionando-lhes oportunidades de aprender a usar as TIC e, mais do que isso, criar também a oportunidade de usar essas ferramentas digitais para promover a aprendizagem, indo ao encontro do interesse dos alunos pelas TIC. Ao longo do ano letivo 2011/2012, foi desenvolvido um projeto de criação de um blogue educativo com uma turma de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do 2.º ano de escolaridade, cujos alunos mostravam pouco interesse pela aprendizagem, metade dos quais revelando dificuldades de aprendizagem, nomeadamente não tendo aprendido a ler nem a escrever durante o 1.º ano de escolaridade. Aproveitando o facto de os alunos terem recebido os computadores Magalhães, foi usado esse equipamento para promover a inclusão digital dos alunos. Os alunos aprenderam a usar o Word, o Paint e o PowerPoint, este último com a inserção de podcasts com a gravação das leituras dos alunos, bem como a fazer pesquisas na Web, a publicar mensagens no blogue, a consultá-lo e a escrever comentários. A utilização pedagógica do blogue enquanto portefólio das atividades da turma fomentou a prática da avaliação formativa e promoveu as aprendizagens dos alunos em várias áreas, como a Língua Portuguesa, a Matemática, o Estudo do Meio e as Expressões, bem como o desenvolvimento de competências gerais, atitudes e comportamentos que aumentaram o seu interesse pela aprendizagem , a sua autonomia e o seu desejo de partilha das aprendizagens através da Web, criando-lhes competências TIC que acreditamos serão importantes para continuarem a aprender na sociedade atual em que o acesso e o uso das TIC é indissociável do conhecimento.