Browsing by Author "Luciano, Ana Margarida"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O contador de histórias : das representações literárias ao contexto educativo atualPublication . Luciano, Ana Margarida; Bastos, GlóriaA arte dos contadores de histórias foi algo que sempre nos interessou. Numa época em que a consciência da importância pedagógica e social do ato de contar histórias está a renascer, pareceu-nos relevante refletir acerca da ação do contador e das funções da narração oral e da leitura em voz alta em contexto educativo. A Biblioteca Escolar surge como potencial polo dinamizador e articulador, por excelência, de atividades relacionadas com o ato de narrar histórias na escola. Neste estudo cruzam-se duas perspetivas complementares sobre o contador de histórias: a visão transmitida em obras da literatura portuguesa e a visão de educadores e professores. Para isso efetuou-se um levantamento da figura do contador em obras de diversas épocas que remetem para o contexto do ato de contar, identificando vários aspetos da sua caracterização, em particular a questão de género, os objetivos do contador e as estratégias utilizadas, assim como os contextos de narração. Estes elementos são cruzados com os resultados de um questionário aplicado a um grupo de educadores e professores, analisando-se os dados que remetem também para as suas representações e práticas em relação aos elementos acima referidos, salientando-se assim os propósitos que tanto nas representações literárias do contador como na prática atual em contexto escolar se evidenciam. Acrescentou- -se ainda, no caso dos respondentes ao questionário, a eventual utilização das novas tecnologias como apoio ao ato de contar e a perceção acerca do papel da Biblioteca Escolar em toda a dinâmica que envolve a narração ou a leitura em voz alta em contexto educativo. Pudemos concluir que certas representações atuais sobre o contador de histórias (no presente caso circunscritas a um grupo de educadores e professores, portanto sem pretensões de generalizações) coincidem em muitos aspetos com as visões que encontramos na ficção literária. Assim, parece ser unânime, tanto nas figurações literárias como nas conceções dos nossos inquiridos, a valorização do ato de contar, enquanto fonte de satisfação e de enriquecimento. Destaca-se ainda que, com maior ou menor intensidade, todos os inquiridos consideram que a ação da Biblioteca Escolar ao longo dos últimos anos teve uma influência positiva nas práticas de contar histórias e ler em voz alta em contexto educativo.
- O contador de histórias : das representações literárias ao contexto educativo atualPublication . Bastos, Glória; Luciano, Ana MargaridaNeste artigo cruzam-se duas perspetivas complementares sobre o contador de histórias : a visão transmitida em obras da literatura portuguesa e a visão de educadores e professores. Para isso efetuou-se um levantamento da figura do contador em obras de diversas épocas que remetem para o contexto do ato de contar, identifi cando vários aspetos da sua caracterização, em particular a questão de género, os objetivos do contador e as estratégias utilizadas. Estes elementos são cruzados com os resultados de um questionário aplicado a um grupo de educadores e professores, analisando-se em especial os dados que remetem também para as suas representações e práticas em relação aos três elementos acima referidos, salientando-se assim os propósitos que tanto nas representações literárias do contador como na prática atual em contexto escolar se evidenciam, acrescentando-se ainda, no caso dos respondentes ao questionário, a eventual utilização das novas tecnologias como apoio ao ato de contar.
