Browsing by Author "Kenski, Vani"
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- Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário onlinePublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra; Kenski, VaniO presente artigo aborda a coaprendizagem na educação online, a partir da conceituação de uma coletividade aberta de pesquisa. Esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, em que as tecnologias da informação e da comunicação assumem particular centralidade em diversas dimensões do quotidiano. Neste contexto, a coaprendizagem formal e informal será imprescindível no desenvolvimento e exercício de competências sociais, culturais, cognitivas, tecnológicas tanto para o domínio e fluência profissional como no exercício da cidadania, nesta Era Digital do Conhecimento. A escola deve antes se pautar pela intensificação das oportunidades de aprendizagem visando autonomia e colaboração dos aprendizes como coautores em relação a busca de conhecimentos, da escolha de seus caminhos e estilos, da liberdade para que possam criar oportunidades de co-construção e serem os sujeitos da sua existência. Os principais objetivos desta reflexão são os de identificar os elementos e características da coletividade aberta de pesquisa na teoria dos Estilos de Aprendizagem; compreender a relação entre Estilos de Aprendizagem e Coletividade Aberta de Pesquisa; e conceituar os Estilos de coaprendizagem. Realizamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões do espaço de diálogo do projeto europeu Open Scout. Os resultados trazem a caracterização dos estilos de coaprendizagem que será usada como fundamentos para pesquisa qualitativa de campo com coaprendizes na Educação Online. Trata-se da fase seguinte que será desenvolvida como futura investigação durante o próximo projeto europeu weSPOT. Este artigo é parte do trabalho realizado pela Comunidade Colearn que integra várias instituições no projeto Tool-Library da Open University/UK.
- Políticas públicas educacionais : projetos de formação docente pela e para a educação à distânciaPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Kenski, Vani; Clementino, Adriana; Viana, Cleide Maria Quevedo QuixadáPolíticas Públicas Educacionais: projetos de formação docente pela e para a educação à distância. Este artigo apresenta reflexões sobre as políticas públicas que orientam os projetos de formação de professores de nível superior, à distância. Temos como foco as definições políticas que embasam as práticas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para os cursos de formação de professores. Um dos eixos de atuação da UAB é a expansão pública da educação superior. Para isso, incorpora e integra as tecnologias de informação e de comunicação em pelo menos dois sentidos: para a gestão democrática da educação e como ferramentas pedagógicas capazes de formar cidadãos ativos. A implantação do projeto desconsidera as especificidades da Educação à Distância (EaD) e a prontidão de professores e das IES envolvidas na iniciativa. Por isso, é essencial a preocupação com a formação e atualização dos docentes para que respondam aos desafios trazidos pelas inovações tecnológicas. Como alternativa para a democratização das oportunidades educacionais, o ensino à distância apresenta- se com grande potencial. Resta garantir, por meio de políticas sensíveis e gestão competente, as condições para que o projeto seja bem orientado e bem desenvolvido.