Browsing by Author "Jesus, Deise L."
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- Makerspace em bibliotecas escolares : uma análise bibliométricaPublication . Jesus, Deise L.; Novo, AnaEste trabalho incide sobre o uso do makerspace em bibliotecas escolares, tendo como principal objetivo identificar, por meio de análise bibliométrica qual a abordagem dada em relação ao makerspace nas bibliotecas escolares. Apresenta-se, primeiro, uma revisão de literatura sobre as bibliotecas escolares e os makerspaces e, em seguida uma análise bibliométrica sobre o tema. Utilizando o software Publish or Perish analisam-se 979 artigos em língua inglesa e 108 artigos em língua portuguesa e língua espanhola. São analisadas informações sobre os principais periódicos, artigos, autores, datas, índice H, índice G e outras métricas. Fez-se uma análise altmetrica com os 50 artigos mais citados focando em dados sociais e demográficos. Em relação aos principais periódicos, observou-se que 25% das revistas publicaram 48% dos artigos, enquanto os outros 75% de revistas foram responsáveis por 52% dos artigos, validando, nesse caso a Lei de Bradford para o tema. Quanto aos principais autores os resultados apresentam coerência em relação a Lei de Lotka mas não puderam ser confirmados com exatidão. Quanto aos principais artigos, notou-se uma certa preferência entre os leitores do tema para documentos que possuam uma abordagem mais ampla, contemplando análises panorâmicas sobre o tema do makerspace, com visões tanto práticas quanto teóricas. A visão teórica sobressai entre os artigos mais citados. A análise temporal indicou um crescimento no número de documentos publicados desde o primeiro artigo encontrado na literatura, tendo o crescimento sido exponencial entre 2011 e 2014, altura em que passou a ser linear até à data delimitada para a realização da pesquisa (2018). Na análise altmetrica constatou-se que não existe uma relação direta entre os artigos mais citados no meio científico e os artigos mais citados em redes sociais e outras ferramentas da web 2.0. Verificou-se ainda que em língua portuguesa e espanhola tanto na análise bibliométrica quanto altmetrica o número de artigos, autores, citações e menções é muito inferior ao da língua inglesa, sendo esta última a língua mais ativa sobre o tema no meio científico e nas redes sociais. Conclui-se que o makerspace é um espaço em potencial para as bibliotecas escolares um local para estimular a criatividade e servir como um auxiliador do processo de ensino-aprendizagem, dando suporte extra-classe aos conteúdos transmitidos pelos professores em sala de aula. Notou-se também a capacidade desses espaços para desenvolver habilidades específicas nos alunos e aproximar a comunidade externa, incluindo os pais, nas atividades da escola, estimulando ainda mais o desenvolvimento não só cognitivo, mas também, o desenvolvimento social dos estudantes.
- School libraries and makerspaces: a metric researchPublication . Jesus, Deise L.; Novo, AnaThis paper is focused on the use of makerspaces in school libraries. The main objective was to identify, through a bibliometric analysis, the approach given in the scientific literature to the makerspace in school libraries. Using “Publish or Perish” software, 979 articles in English language and 108 articles in Portuguese and Spanish language were retrieved. The results obtained show that the Bradford’s Law is confirmed over this subject, the results are consistent with Lotka's Law but they couldn’t be confirmed with exactness. The theme presented an H index of 31; G index of 58. In the altmetric analysis the social media most used was Twitter followed by Facebook. The country with most mentions was the USA followed by the UK and Australia. In Portuguese and Spanish the results are much lower than in English, both in bibliometric and altmetric analysis.