Browsing by Author "Gomes, Marta Marques"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Efeitos da formação de professores na promoção de capital de conhecimento em São Tomé e Príncipe : o coletivo de históriaPublication . Gomes, Marta Marques; Gaspar, IvoneNo decorrer do 3º quartel do séc. XX e no séc. XXI, a formação de professores assume-se como instrumento essencial ao desenvolvimento sustentável e à inclusão, permitindo simultaneamente o crescimento económico dos países em vias de desenvolvimento pelo aproveitamento e adequação dos recursos humanos à realidade, trazendo a si uma maior parte de capital humano e diminuindo os números de exclusão social. Docentes mais capazes, mais responsáveis e mais reflexivos constituem o elemento fundamental deste desafio. Neste contexto, São Tomé e Príncipe surge como um país que, tendo sido alvo de transformações educativas ao longo das últimas décadas, tem caminhado no sentido da valorização dos professores pela promoção da formação de professores. Assim, à formação inicial junta-se a formação contínua de professores, entendendo-se este processo como contínuo na construção do indivíduo nos domínios pessoal e profissional. O modo como a formação contínua de professores é interpretada em S. Tomé e Príncipe pelos docentes de História do ensino secundário é o mote para esta investigação-ação que procura dissecar a importância que este conceito ocupa no contexto das suas aceções sobre desenvolvimento profissional e, consequentemente, nas práticas assumidas no quotidiano docente. As sessões de acompanhamento de história constituíram, no intervalo de tempo entre 2009 e 2013, a forma pela qual a formação de professores se concretizou, visando complementar a reforma educativa em curso no que respeita à melhoria das competências dos docentes. O grupo de história viveu esta transformação e sobre ele se debruçou este estudo.