Browsing by Author "Gomes, Estela Maria Martins Teixeira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desafios e perspetivas do ensino da matemática no ensino superior online : um estudo de casoPublication . Gomes, Estela Maria Martins Teixeira; Oliveira, Isolina; Ramos, Maria do RosárioA Matemática e a Estatística constituem áreas do conhecimento com um grau de complexidade elevado, com terminologia muito específica, sendo estes alguns fatores que podem potenciar a existência de obstáculos na aprendizagem dos conteúdos; estas preocupações agudizam-se quando falamos em ensino online dadas as características muito particulares deste modelo de ensino/aprendizagem. A escassa investigação sobre o ensino da Matemática/Estatística a nível académico superior suscitou um interesse acrescido em investigar questões de cariz pedagógico afetas ao ensino da Matemática e da Estatística em contexto virtual, nomeadamente no 2º ciclo de estudos da Universidade Aberta, UAb. Em termos gerais, a investigação pretende analisar a adaptação do estudante ao Modelo Pedagógico virtual definido pela UAb, bem como a importância de adaptar a metodologia de ensino a circunstâncias particulares, nomeadamente à falta de conhecimentos prévios considerados fulcrais; o estudo das interações estabelecidas entre pares e com o docente foi alvo de interesse na tentativa de entender como a aprendizagem colaborativa pode afetar a aprendizagem dos conteúdos programáticos. A metodologia assume uma abordagem mista, sendo o design da investigação um estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de observação direta, da aplicação de um questionário aos estudantes e uma entrevista à docente responsável por uma unidade curricular do Mestrado em Estatística, Matemática e Computação. Os estudantes envolvidos no estudo são de diferentes países. Do presente trabalho, emergiram conclusões entre as quais se destacam a existência de uma tendência para os estudantes utilizarem com maior preponderância os fóruns que conduzem a resultados mais visíveis na avaliação final existindo diferenças entre os estudantes na forma como participam nos fóruns de acordo com os seus países de origem. A heterogeneidade de conhecimentos matemáticos é uma condicionante à aprendizagem. A adesão ao Modelo Pedagógico virtual é entendida, na generalidade, pelos estudantes, principalmente no que se refere à importância da aprendizagem colaborativa.
