Browsing by Author "Furtado, Helena Maria Tavares Silva Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Contributo da supervisão pedagógica para o desempenho docente : um estudo numa escola açorianaPublication . Furtado, Helena Maria Tavares Silva Pereira; Miranda, BrancaEste estudo interpretativo pretende conhecer através da investigação qualitativa o contributo da supervisão pedagógica na área da educação e a forma como esta é encarada pelos docentes. Presentemente, cada vez mais os professores/formadores enfrentam os mais diversificados públicos que se apresentam com formas de ser e de estar, muito heterogéneos atendendo, não apenas à pluriculturalidade mas, sobretudo, ao acesso ao desenvolvimento científico e tecnológico, às transformações políticas e sociais e às mudanças na estrutura familiar e na construção dos seus projetos de vida. Atendendo a estes pressupostos, entre outros, verificamos, através da análise aos dados recolhidos nas entrevistas semiestruturadas à amostra, que os docentes reconhecem a importância do processo de supervisão, como sendo imprescindível na práxis e na pedagogia, assim como, propicia a autosupervisão, estimula o trabalho colaborativo, a valorização profissional, a adesão à formação contínua e despoleta a criação e ou manutenção de um ambiente de trabalho dinâmico e saudável. Atualmente o educador/professor, tenta gerir os mais variados problemas educacionais e conciliá-los com os seus objetivos profissionais e pessoais, até porque, cada vez mais a escola está aberta à comunidade para precisamente os cidadãos, em especial os Encarregados de Educação, comungarem dos mesmos ideais de valorização do processo de aprendizagem ao longo da vida e, encontrarem na instituição escola, os alicerces para uma sociedade culturalmente saudável e rica em conhecimento. Porém, constatamos que é algo que infelizmente a maioria da população ainda não reconhece e ou se esforça no sentido de atingir este nível de reconhecimento. Por tudo isto, a supervisão pedagógica embora atue em diversas áreas sociais é todavia, no ensino aprendizagem que ganha maior relevância e significado pois, o trabalho docente exige uma constante atualização e inovação e, é através de uma dinâmica supervisiva de colaboração, transformação, mudança e desenvolvimento que os docentes encaram o processo supervisivo como uma mais-valia, a qual iremos partilhar neste trabalho que se encontra estruturado na Parte I - Exploração do Enquadramento Teórico, PARTE II - Construção da Fundamentação Metodológica e PARTE III - Apresentação e Discussão dos Resultados e as Considerações Finais.