Browsing by Author "Faria, Susana Maria Sousa Martins Leite de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Educational data mining e learning analytics na melhoria do ensino onlinePublication . Faria, Susana Maria Sousa Martins Leite de; Juan, Angel; Oliveira, AmílcarEducação é um dos temas mais importantes e discutidos em todo o mundo. Sendo um processo de aquisição de conhecimento e/ou aptidões, tem sofrido grandes alterações ao longo dos tempos. Na última década, os avanços das tecnologias de informação e computação têm permitido às pessoas interagirem e aprenderem de uma nova forma. Com as inovações tecnológicas, as escolas e universidades estão a alterar a forma como transmitem e partilham conhecimentos. Ao passo que, até ao ensino secundário, as Escolas disponibilizam uma plataforma Moodle, onde os professores divulgam e partilham alguns documentos e tarefas que servem de apoio às suas práticas letivas; já no ensino superior as alterações são mais significativas. As Universidades chegam mesmo a alterar a metodologia dos seus cursos. Para além do ensino tradicional optam por outras modalidades de ensino: b-learning (ensino simultaneamente presencial e à distância) e/ou e-learning (ensino à distância). Os modelos de ensino/aprendizagem assentes em ambientes online permitem aos alunos terem acesso ao conhecimento a qualquer hora e em qualquer lugar. No entanto, também têm os seus desafios, devido à ausência de contacto humano direto e às insuficiências que isso pode gerar. Contudo, os propugnadores do e-learning defendem que a criação de comunidades virtuais que interagem através de chats, fóruns, emails, etc, compensam essa carência, enriquecendo o processo relacional entre pessoas com o mesmo interesse, mas com diferentes visões e localizadas em regiões e países distintos. Com o aumento do uso de ambientes online e outras tecnologias para apoio ao processo de ensino e aprendizagem, um grande volume de dados tem sido gerado a partir das diferentes 3 interações no sistema, envolvendo estudantes e professores. Com a análise destes dados, podemos obter uma quantidade de informação e conhecimento pertinente e essencial para a melhoria da qualidade do ensino. Nomeadamente, no combate ao insucesso e ao abandono escolar. Diversos estudos têm sido promovidos e desenvolvidos de modo a identificarem e analisarem as causas do insucesso escolar. Como consequência têm sido desenvolvidos programas e medidas que visam a promoção do sucesso. Uma das medidas consiste no acompanhamento adequado e personalizado dos alunos ao longo do seu percurso académico. Neste trabalho é proposto um modelo de análise de dados, com base em cartas de controlo, regressão logística e análise de clusters, com vista à extração de conhecimento, relevante na previsão do desempenho escolar, no ensino online.