Browsing by Author "Delgado, Pedro"
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- Caracterização das queixas e reclamações relativas ao setor alimentar da Região Autónoma da Madeira : perspetiva do consumidorPublication . Delgado, Pedro; Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís MiguelOs consumidores que se sintam insatisfeitos com os serviços ou com os produtos, ou ainda que considerem que determinada situação não está conforme a legislação, podem apresentar uma queixa ou reclamação, recorrendo a vias institucionais e estabelecidas legalmente. O presente estudo pretendeu traçar um perfil demográfico do consumidor queixoso/reclamante na esfera agroalimentar, na Região Autónoma da Madeira (RAM), avaliando igualmente os motivos apontados na apresentação das queixas e reclamações e a natureza das infrações detetadas aquando dos atos inspetivos. Para o efeito, foram aplicados questionários às queixas e reclamações apresentadas e/ou remetidas para a Inspeção Regional das Atividades Económicas, da Madeira, durante o triénio, 2006-2008. De igual modo, foram aplicados questionários aos processos motivados por essas queixas e reclamações, bem como, àqueles que resultaram de ações diretas ou outras. No total, foram preenchidos 2.033 questionários. Procedeu-se à organização e síntese dos resultados por recurso a estatísticas, tabelas de frequências e diversas representações gráficas. Na comparação entre queixas e reclamações recorreu-se ao teste do qui-quadrado, com 95 % de confiança. Dos resultados obtidos, concluiu-se que os consumidores que apresentaram uma queixa, 55,8 % eram do sexo masculino, maioritariamente de nacionalidade Portuguesa, casados e residentes na RAM, tratando-se essencialmente de pessoas ativas, com morada profissional na RAM. Por sua vez, concluiu-se que os consumidores que apresentaram uma reclamação, 50,3 % eram do sexo feminino, na sua quase totalidade de nacionalidade Portuguesa e apresentavam uma morada na RAM. Concluiu-se, ainda, que no caso das queixas, os consumidores apontaram como principal motivo de preocupação, no âmbito das infrações, as condições de asseio e higiene dos estabelecimentos e, no caso das reclamações, a suspeita de impropriedade para consumo dos géneros alimentícios. Por fim, concluiu-se que a infração por falta de asseio e higiene corresponde à infração mais coincidente entre os motivos de queixa/reclamação e os processos instaurados aquando da fiscalização ao estabelecimento.