Browsing by Author "Braz, Hannah Schiff"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ser mulher e ser brasileira: o impacto dos estereótipos na integração de estudantes brasileiras no ensino superior em PortugalPublication . Braz, Hannah Schiff; Joaquim, Teresa; Costa, Ana PaulaA presente investigação visa compreender o impacto dos estereótipos na integração de estudantes brasileiras no ensino superior em Portugal, com principal enfoque nas universidades do distrito do Porto. O objetivo principal do estudo é entender as experiências de algumas alunas brasileiras em Portugal através da partilha de vivências pessoais das mesmas, mais especificamente, em torno do seu processo de integração, socialização e bem-estar no seio universitário, à luz da possível existência de estereótipos em torno das mulheres brasileiras. Para alcançar o propósito estabelecido, recorreu-se à realização de entrevistas semiestruturadas com alunas e ex-alunas universitárias brasileiras, que frequentam/frequentaram uma Universidade do distrito do Porto. As universidades do Porto abrangidas no estudo foram: a Faculdade de Educação Física (FADEUP), a Universidade Portucalense (UPT), o Instituto Superior de Contabilidade de Administração (ISCAP), a Escola Superior de Artes e Design (ESAD), a Faculdade de Ciências (FCUP), o Instituto Superior de Engenharia (ISEP), a Faculdade de Direito (FDUP), a Faculdade de Letras (FLUP) e a Faculdade de Medicina (FMUP), e, excecionalmente, a Universidade do Minho (UMinho), visto dividir-se em dois polos e situar-se em Braga e Guimarães. As entrevistas permitiram concluir que algumas estudantes sofrem consequências dos estereótipos no âmbito académico, especialmente em termos sociais, na relação com colegas e professores/as e nas avaliações académicas. Adicionalmente, concluiu-se que o impacto do imaginário sexual alcança, também, outras esferas da sociedade. No final, serão delineadas recomendações para instituições de ensino portuguesas com o intuito de promover a inclusão e a integração digna dos/as alunos/as internacionais.