Browsing by Author "Barbosa, Deolinda Rosa Alves"
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- A avaliação formativa nos cursos profissionais : um estudo de investigação-acção numa turma do 11º anoPublication . Barbosa, Deolinda Rosa Alves; Oliveira, IsolinaOs cursos profissionais foram integrados no sistema educativo há longos anos enquanto modalidade de educação escolar. O Decreto-Lei nº 26/89 de 21 de janeiro, relança o ensino profissional e reforça as diversas modalidades deste ensino com a criação de EP´S (Escola Profissionais públicas e privadas), salientando que a integração europeia e a necessidade do desenvolvimento económico e social, reclamam recursos humanos com elevada qualificação. A partir do ano 2004-2005, através do Decreto Decreto-Lei nº 74/2004, de 26 de março, foram estabelecidos os princípios orientadores da organização e da gestão do currículo, bem como da avaliação das aprendizagens dos diferentes percursos do nível secundário de educação. Neste diploma são integrados os cursos profissionais nas ofertas de formação e aprendizagem de nível secundário, pondo fim ao carater de alternativa ao secundário. O objetivo da implementação destes cursos é oferecer a todos os alunos aprendizagens que vão ao encontro dos seus interesses e combater o insucesso e abandono escolares, procurando adaptar esta oferta quer às motivações, expectativas e aspirações dos alunos quer às exigências requeridas pelo desenvolvimento do País. Devido à especificidade destes cursos, a avaliação dos processos de aprendizagem e desempenho dos alunos deverá privilegiar a avaliação formativa e contínua de modo a informar o aluno acerca dos seus progressos, dificuldades e resultados obtidos na aprendizagem, esclarecendo as causas de sucesso ou insucesso e estimular o desenvolvimento global do aluno nas áreas cognitivas, afetiva, relacional-social e psicomotora e certificar os conhecimentos e capacidades adquiridas. A presente investigação foi desenvolvida com o objetivo de implementar, ao longo de um ano letivo (2012-2013), instrumentos de avaliação numa perspetiva formativa, numa turma do 11ºano de escolaridade (2º ano do curso profissional), na disciplina de Programação e Sistemas de Informação (PSI) com vinte e um alunos, procurando deste modo, contribuir para uma melhor aprendizagem. Os resultados apontam para uma melhoria ao nível das aprendizagens assim como dos resultados académicos dos alunos da turma em estudo.
