Comunicação Educacional
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Browsing Comunicação Educacional by Author "Ramalho, Anabela Panão"
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- Os meios tecnológicos na Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ramalho, Anabela Panão; Cerveira, Alexandre; Simões, AntónioA presente tese aponta a necessidade que há de se proceder ao reconhecimento dos verdadeiros resultados das sucessivas Reformas do Sistema Escolar Português, nas últimas três décadas do século XX, as quais tinham como objectivo a Educação dos Cidadãos livres de uma sociedade em permanente e acelerada evolução, por força das pressões de ordem sociológica e tecnológica. Confrontado com o actual binómio trabalho/sociedade, cada cidadão tem o direito de exigir ao legislador responsável um modelo de ensino que crie um sistema global de pensamento e adaptação à mudança ao longo da sua vida; na verdade, é hoje de vital importância a formação de indivíduos, dotados dos conhecimentos e das competências mais amplas e profundas, que os tornem capazes de "aprender a aprender" e, ao mesmo tempo, é essencial que sintam a necessidade de incrementar, constantemente, o seu nível de conhecimento. Na sociedade actual, a informação integra modalidades simbólicas de distintas linguagens de comunicação, como textos, imagens, sons e gráficos, o que gera, naturalmente, mais motivação aos usuários, já que o formato da apresentação de informação é atractivo e simpático. Neste contexto pretende-se averiguar em que medida os docentes dos ensinos Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico se têm actualizado, ao ritmo adequado, a esta sociedade de informação em rápida evolução; e, neste sentido, tentar saber do recurso, nas várias docências, aos meios tecnológicos disponíveis, tendo em conta as novas tecnologias. No plano teórico a nossa investigação situa-se no âmbito dos Jardins de Infância e das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico implantados em espaços diversificados ao nível do território nacional escolar, de modo a optimizar a fiabilidade da amostragem baseada nos questionários distribuídos aos docentes. Partimos da hipótese geral: "Os docentes do ensino Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico não estão a utilizar, de forma adequada e rentável, todos os meios audiovisuais e informáticos, actualmente disponíveis"; as razões mais óbvias que nos levaram à formulação desta hipótese descobrimo-las pela observação directa, ao verificarmos que havia docentes a quem falta a formação adequada para o seu uso e, noutros casos, não tinham acesso a esses meios, porque simplesmente nem eles nem a sua escola os possuíam. A averiguação da hipótese põe em evidencia a necessidade da formação inicial e contínua daqueles docentes, de modo a torná-los aptos e motivados para o uso das tecnologias da informação e da comunicação; isto, porque os seus alunos, normalmente, são seus consumidores fora da escola.