Mestrado em Engenharia Informática e Tecnologia Web | Master’s Degree in Informatics Engineering and Web Technology - TMEITW
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Engenharia Informática e Tecnologia Web | Master’s Degree in Informatics Engineering and Web Technology - TMEITW by advisor "Morgado, Leonel"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Laboratórios remotos: interação remota com braços robóticos e integração com plataformas de e-learningPublication . Grilo, Ricardo; Morgado, Leonel; Baptista, Ricardo José VieiraA realização de atividades práticas em contexto laboratorial desempenha um papel essencial no ensino das engenharias e de outras áreas científicas. Neste sentido, os laboratórios remotos e virtuais estão a ganhar importância e destaque nas escolas e universidades, pois permitem a redução de custos em equipamentos e manutenção, possibilitam a realização de experiências práticas no ensino à distância e permitem a partilha de recursos entre instituições de ensino. Todavia, a avaliação e acompanhamento de atividades em contextos não tradicionais é um processo complexo e demorado, que traz novos desafios para os professores. Facto que pode limitar a adoção generalizada deste tipo de ferramentas. A presente dissertação descreve o processo de análise, conceção, desenvolvimento e avaliação de um protótipo de um laboratório remoto para o ensino de redes de computadores, integrado com a plataforma Inven!RA. Esta, permite a recolha de analytics relevantes durante a realização de planos de atividades, possibilitando assim, que os professores consultem dashboards de acompanhamento que os auxiliem no processo de avaliação da sua intervenção pedagógica, de acordo com o progresso dos alunos, num ambiente integrado com uma plataforma de e-learning. Os resultados obtidos revelam que o protótipo do laboratório criado, permite o desenvolvimento de diversas atividades de redes de computadores, oferece um contributo efetivo ao acompanhamento dos alunos por parte dos professores, acolhe novas dinâmicas de trabalho dentro e fora da sala de aula e promove metodologias ativas de aprendizagem.