Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/7455
Título: Utilização da Wikipédia por professores: um estudo exploratório no ensino superior online
Outros títulos: Using Wikipedia by teachers: an exploratory study in higher education online
Autor: Pestana, Filomena
Cardoso, Teresa
Palavras-chave: Recursos educacionais abertos
Wikipédia
Ensino superior online
Professores
Open educacional resources
Wikipedia
Online higher education
Teachers
Data: Set-2016
Editora: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Resumo: Tomando como ponto de partida uma extensa e cuidada revisão da literatura, e um estudo exploratório, realizado no contexto do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta, acreditamos que a utilização da Wikipédia no campo educativo e académico deva ser fomentada. No entanto, para o fazer coerente e consistentemente, importa conhecer a priori que conceção têm e que utilizações fazem estudantes e professores desta enciclopédia online; neste texto, apresentamos e discutimos a utilização na perspetiva dos professores, nomeadamente professores do ensino superior online português. Para o efeito, damos conta de um inquérito por questionário, que desenvolvemos e implementámos junto do referido público-alvo, questionário que foi previamente validado e disponibilizado online como instrumento de recolha de dados. Estes foram analisados com recurso à estatística descritiva, sendo possível concluir que todos os professores inquiridos acedem à Wikipédia, porém, são ainda poucos a explorar pedagogicamente esta enciclopédia. Os resultados neste sentido são circunscritos, contudo, apresentam-se com potencial para uma possível abertura à implementação de atividades letivas neste âmbito. Em suma, embora as práticas dos professores do ensino superior inquiridos sejam favoráveis à Wikipédia, será necessária mais formação para que possa ser integrada de modo consistente neste contexto educacional.
Bearing in mind an extensive and thorough literature review, and an exploratory study, developed at Universidade Aberta, the Open University of Portugal, within a Master Thesis in eLearning Pedagogy, we believe the use of Wikipedia in educational and academic contexts should be encouraged. However, in order to do so, coherent and consistently, it is important to previously analyze the perceptions of students and teachers about this online encyclopedia, and how they use it. In this text, we present and discuss them, from the perspective of teachers, namely Portuguese online higher education teachers. We present the survey by questionnaire we developed and applied to those teachers; this survey was previously validated and made available online. The data was statistically analyzed, allowing us to conclude that the teachers we inquired use the Wikipedia, however only a few explores this encyclopedia pedagogically. Then, the results are circumscribed, but still they show the potential for a possible opening to the implementation of learning activities in this scope. In short, even if the practices of the teachers we inquired are favorable to the Wikipedia, more training will be necessary so that it can be consistently integrated in this context of online higher education.
Descrição: Integrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/7455
ISBN: 978-989-8753-36-6
Versão do Editor: https://cld.pt/dl/download/e7500488-3c2a-4d99-9de0-ade4c5cc9aba/Livro_Artigos.pdf
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pestana_e_Cardoso_Repositorio_Aberto_UAb_TicEduca_2016.pdf659,51 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.