Repository logo
 
Publication

Ambientes virtuais e construção de cenários digitais e colaborativos de investigação

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.contributor.authorOkada, Alexandra
dc.contributor.authorGoulão, Fátima
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2021-11-25T12:43:03Z
dc.date.available2021-11-25T12:43:03Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractNas atuais sociedades em rede, em constante transformação por via da evolução dos ambientes virtuais e das tecnologias digitais, as dimensões individuais e coletivas integram processos complexos, dinâmicos e inovadores. A complexidade remete aqui para um ecossistema de redes com elementos interconectados e interdependentes. Neste contexto, o paradigma mecanicista, racional e fragmentado tende a esgotar-se, emergindo uma abordagem que assenta na conexão e convergência de saberes antes fragmentados remetendo ao multidimensional, ao inter e transdisciplinar, ao global. No quadro da complexidade, a colaboração surge como promotora do desenvolvimento de uma visão crítica, reflexiva, transformadora. Os ambientes virtuais e as tecnologias digitais vêm ampliar as possibilidades de colaboração, os seus resultados e impactos. Mas acrescentam também complexidade. A investigação educacional não é alheia a estas dinâmicas, sendo propósito deste texto apresentar um contributo para a discussão desta problemática. Os novos ambientes virtuais de aprendizagem advêm destes cenários enriquecidos com o digital, têm em sua própria estrutura e dinâmica elementos que facilitam a intencionalidade pedagógica e interativa, promovendo a coaprendizagem e a coinvestigação. O objetivo deste capítulo é analisar os elementos pedagógicos que constituem uma investigação aberta e colaborativa nestes ambientes virtuais e em rede. Realizaremos essa análise pela abordagem qualitativa com foco em discussões originárias de cursos na área da formação online, comunidades de aprendizagem e interfaces inovadoras. Com esse referencial empírico é possível elucidar aspetos inovadores, mas complexos, que resultam em estratégias pedagógicas para a coinvestigação.pt_PT
dc.description.abstractIn today's network societies, constantly changing through the evolution of virtual environments and digital technologies, individual and collective dimensions integrate complex, dynamic, and innovative processes. Complexity here refers to an ecosystem of networks with interconnected and interdependent elements. In this context, the mechanistic, rational, and fragmented paradigm tends to run out, emerging an approach based on the connection and convergence of previously fragmented knowledge into a new multidimensional, transdisciplinary and global approach. In such context of complexity, collaboration emerges as a promoter of the development of a critical, reflective, transformative view. Virtual environments and digital technologies expand the possibilities of collaboration, its results, and impacts. But they also add complexity. Educational research is not outside of such dynamics. The purpose of this text is to present a contribution to the discussion of this issue. The new virtual learning environments come from these digital scenarios, do facilitate the pedagogical and interactive intentionality, as they promote co-learning and co-investigation. The objective of this chapter is to analyze the pedagogical elements that constitute an open and collaborative investigation in such virtual and networked environments. We will carry out this analysis using a qualitative approach, focusing on discussions coming from online training, learning communities and innovative interfaces. With this empirical framework, it is possible to highlight innovative and complex issues that pedagogical strategies for co-investigation require.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/uab.edel.15.5
dc.identifier.isbn978-972-674-904-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11420
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAmbientes virtuaispt_PT
dc.subjectCoaprendizagempt_PT
dc.subjectCoinvestigaçãopt_PT
dc.subjectCenários digitaispt_PT
dc.subjectVirtual environmentspt_PT
dc.subjectCo-learningpt_PT
dc.subjectCo-investigationpt_PT
dc.subjectDigital scenariospt_PT
dc.titleAmbientes virtuais e construção de cenários digitais e colaborativos de investigaçãopt_PT
dc.title.alternativeVirtual environments and construction of digital and collaborative research scenariospt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage76pt_PT
oaire.citation.startPage66pt_PT
oaire.citation.titlePortas que o digital abriu na investigação em educaçãopt_PT
person.familyNameBarros
person.familyNameOkada
person.familyNameGoulão
person.familyNameHenriques
person.familyNameMoreira
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.givenNameAlexandra
person.givenNameFátima
person.givenNameSusana
person.givenNameJ. António
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
person.identifier.orcid0000-0003-1572-5605
person.identifier.orcid0000-0002-2285-6753
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.scopus-author-id54420026300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublication201c0669-b824-47dc-a60c-2e7cd60d4408
relation.isAuthorOfPublicationb72169e5-7cb9-4155-b2ee-f06bcf2faadd
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
5_Ambientes Virtuais e Construção de cenários digitais e colaborativos de investigação.pdf
Size:
929.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format