Repository logo
 
Publication

Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto

dc.contributor.authorOliveira, Breynner Ricardo
dc.contributor.authorCoelho, Jianne Ines Fialho
dc.contributor.authorVieira, Márcia de Freitas
dc.date.accessioned2019-12-16T09:44:07Z
dc.date.available2019-12-16T09:44:07Z
dc.date.issued2017-12
dc.descriptionPrograma de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da UNINOVEpt_PT
dc.description.abstractEste artigo analisa os limites e possibilidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para a formação continuada de professores na modalidade a distância. Os dados utilizados advêm de uma pesquisa realizada com 26 sujeitos que compuseram a equipe de formação do Programa Escola de Gestores (PNEG) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no período de 2013 a 2015. As entrevistas foram codificadas através da utilização do software NVivo®. Os dados analisados revelam que tais experiências promovem um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem e reflexão a partir das vivências que os formadores trazem consigo. As dificuldades e os desafios enfrentados pelos formadores relacionam-se ao trabalho virtual, à distribuição do tempo e a fluência digital. Em relação às TDICs, a mediação que se dá através dessas tecnologias tem repercutido positivamente em suas práticas pedagógicas, em função do intercâmbio de saberes e experiências entre a educação presencial e a EaD.pt_PT
dc.description.abstractThis article analyzes the limits and possibilities of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) for the continuous training of teachers in distance education. The data collected derived from a research carried out with 26 subjects that composed the team of the Programa Escola de Gestores (PNEG) at the Federal University of Ouro Preto (UFOP) from 2013 to 2015. The interviews were coded using the software NVivo®. The data analyzed reveal that such experiences promote a collaborative virtual environment of learning and reflection based on the experiences that the trainers bring with them. The difficulties and challenges faced by the trainers are related to virtual work, the distribution of time and digital fluency. In relation to the TDICs, mediation through these technologies has had a positive impact on their pedagogical practices due to the exchange of knowledges and experiences between traditional and distance education.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationOliveira, Breynner Ricardo; Coelho, Jianne Ines Fialho; Vieira, Márcia de Freitas - Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. "DIALOGIA" [Em linha]. ISSN 1983-9294. Nº 27 (dez. 2017), p. 65-78pt_PT
dc.identifier.doi10.5585/dialogia.N27.7787pt_PT
dc.identifier.issn1983-9294
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8889
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Nove de Julhopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=issue&op=view&path%5B%5D=Dialogia_n27pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação continuada de professorespt_PT
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectPrograma Nacional Escola de Gestorespt_PT
dc.subjectTeacher formationpt_PT
dc.subjectDigital Information and communication technologiespt_PT
dc.subjectDistance educationpt_PT
dc.subjectNacional Program of School Administratorspt_PT
dc.titleLimites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Pretopt_PT
dc.title.alternativeLimits and possibilities of the use of TDICs in the process of teacher training in distance education: the experience of the Programa Escola de Gestores at the Federal University of Ouro Pretopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePrograma de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da UNINOVEpt_PT
oaire.citation.endPage78pt_PT
oaire.citation.issue27pt_PT
oaire.citation.startPage65pt_PT
oaire.citation.titleDialogiapt_PT
person.familyNamede Freitas Vieira
person.givenNameMárcia
person.identifier.ciencia-id3A14-00C7-19F5
person.identifier.orcid0000-0001-6631-4633
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1b929420-9aec-4be6-b6aa-ce16a173d31f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1b929420-9aec-4be6-b6aa-ce16a173d31f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dialogia_Limites e possibilidades do uso das TICs no processo de formação docente na EaD.pdf
Size:
562.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: