Repository logo
 
Publication

Ensinar Geografia para a sociedade do século XXI: o confronto entre as novas perspetivas educacionais e as práticas pedagógicas

dc.contributor.authorMiranda, Branca
dc.contributor.authorFerreira, Manuela Malheiro
dc.date.accessioned2016-01-04T15:33:00Z
dc.date.available2016-01-04T15:33:00Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA partir de uma análise dos seus fundamentos epistemológicos e das grandes finalidades da educação geográfica, procura-se definir o contributo do ensino da Geografia para o desenvolvimento de atitudes e valores que conduzam à formação de cidadãos ativamente comprometidos com as grandes problemáticas do mundo atual e explicitam-se os principais obstáculos políticos, ideológicos, organizacionais que têm impedido os professores de Geografia de assumir uma mudança de paradigma científico e educacional. Considera-se que a Geografia vive um momento de viragem epistemológica, onde predomina uma visão que dá relevo aos factores subjectivos que subjazem às decisões, e a uma leitura do espaço mais complexa que valoriza a interpretação dos pequenos espaços e considera difícil generalizar num mundo marcado pela diferença e pela rápida transformação e aceita o pluralismo de abordagens sobre a realidade. Este movimento de ruptura conceptual que procura trazer a Geografia de volta ao seu principal objecto explicar e predizer a realidade espacial agora numa perspectiva de “espaço social”, o espaço vivido e culturalmente marcado, dá origem ao desenvolvimento do conceito de território e fundamenta uma reconceptualização da Educação Geográfica. Assume-se que a Geografia pode contribuir decisivamente para a educação da consciência moral, o desenvolvimento de uma consciência ética e uma perspectiva global da sociedade e considera-se que esta é uma ciência com uma “vocação natural” para o desenvolvimento de competências de cidadania, o que se deve à matriz dos estudos geográficos – aprender a interpretar o espaço, os seus elementos constitutivos, a forma com se inter-relacionam, os seus contrastes e debilidades, os seus pontos fortes e, a partir desta leitura polissémica, ser capaz de intervir no espaço de forma responsável e numa perspectiva de desenvolvimento sustentável. Num segundo momento, partindo da interpretação de documentos oficias e da análise dos resultados de inquéritos aplicados a professores portugueses de Geografia, põem-se em relevo as contradições existentes entre as orientações educativas emanadas dos organismos centrais (currículo preconizado) e as práticas dos professores na sala de aula (currículo implementado), bem como as percepções dos professores sobre os programas, o papel da geografia e a possibilidade de implementar estratégias de ensino que conduzam os alunos ao desenvolvimento de novas competências geográficas. Em conclusão, procuram-se determinar as causas que explicam a reduzida inovação educativa nas aulas de Geografia, dando especial relevo às que se relacionam com as práticas desenvolvidas no âmbito da formação inicial e contínua dos professores ainda fortemente marcadas por um paradigma tecnológico, por uma concepção positivista da geografia e por uma visão geometrizante do espaço.pt_PT
dc.identifier.issn978-84-940469-7-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/4791
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidad de Santiago de Compostela, Asociación de Geógrafos Españoles, Associação de Professores de Geografia de Portugalpt_PT
dc.subjectEducação geográficapt_PT
dc.subjectCidadania
dc.titleEnsinar Geografia para a sociedade do século XXI: o confronto entre as novas perspetivas educacionais e as práticas pedagógicaspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantiago de Compostelapt_PT
oaire.citation.endPage1670pt_PT
oaire.citation.startPage1663pt_PT
oaire.citation.titleXIII Colóquio Ibérico de Geografia, Universidad de Santiago de Compostelapt_PT
person.familyNameMiranda
person.familyNameMalheiro Ferreira
person.givenNameBranca
person.givenNameManuela
person.identifier.orcid0000-0002-2798-5677
person.identifier.orcid0000-0002-9307-1574
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication56470352-da25-449a-b63e-246ac60229df
relation.isAuthorOfPublication2e8f259c-571b-4ac6-b2c0-ca834c691353
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery56470352-da25-449a-b63e-246ac60229df

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ensinar Geografia para a sociedade do século XXI.pdf
Size:
333.72 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: