Publication
Ensinar Geografia para a sociedade do século XXI: o confronto entre as novas perspetivas educacionais e as práticas pedagógicas
dc.contributor.author | Miranda, Branca | |
dc.contributor.author | Ferreira, Manuela Malheiro | |
dc.date.accessioned | 2016-01-04T15:33:00Z | |
dc.date.available | 2016-01-04T15:33:00Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | A partir de uma análise dos seus fundamentos epistemológicos e das grandes finalidades da educação geográfica, procura-se definir o contributo do ensino da Geografia para o desenvolvimento de atitudes e valores que conduzam à formação de cidadãos ativamente comprometidos com as grandes problemáticas do mundo atual e explicitam-se os principais obstáculos políticos, ideológicos, organizacionais que têm impedido os professores de Geografia de assumir uma mudança de paradigma científico e educacional. Considera-se que a Geografia vive um momento de viragem epistemológica, onde predomina uma visão que dá relevo aos factores subjectivos que subjazem às decisões, e a uma leitura do espaço mais complexa que valoriza a interpretação dos pequenos espaços e considera difícil generalizar num mundo marcado pela diferença e pela rápida transformação e aceita o pluralismo de abordagens sobre a realidade. Este movimento de ruptura conceptual que procura trazer a Geografia de volta ao seu principal objecto explicar e predizer a realidade espacial agora numa perspectiva de “espaço social”, o espaço vivido e culturalmente marcado, dá origem ao desenvolvimento do conceito de território e fundamenta uma reconceptualização da Educação Geográfica. Assume-se que a Geografia pode contribuir decisivamente para a educação da consciência moral, o desenvolvimento de uma consciência ética e uma perspectiva global da sociedade e considera-se que esta é uma ciência com uma “vocação natural” para o desenvolvimento de competências de cidadania, o que se deve à matriz dos estudos geográficos – aprender a interpretar o espaço, os seus elementos constitutivos, a forma com se inter-relacionam, os seus contrastes e debilidades, os seus pontos fortes e, a partir desta leitura polissémica, ser capaz de intervir no espaço de forma responsável e numa perspectiva de desenvolvimento sustentável. Num segundo momento, partindo da interpretação de documentos oficias e da análise dos resultados de inquéritos aplicados a professores portugueses de Geografia, põem-se em relevo as contradições existentes entre as orientações educativas emanadas dos organismos centrais (currículo preconizado) e as práticas dos professores na sala de aula (currículo implementado), bem como as percepções dos professores sobre os programas, o papel da geografia e a possibilidade de implementar estratégias de ensino que conduzam os alunos ao desenvolvimento de novas competências geográficas. Em conclusão, procuram-se determinar as causas que explicam a reduzida inovação educativa nas aulas de Geografia, dando especial relevo às que se relacionam com as práticas desenvolvidas no âmbito da formação inicial e contínua dos professores ainda fortemente marcadas por um paradigma tecnológico, por uma concepção positivista da geografia e por uma visão geometrizante do espaço. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-84-940469-7-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/4791 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidad de Santiago de Compostela, Asociación de Geógrafos Españoles, Associação de Professores de Geografia de Portugal | pt_PT |
dc.subject | Educação geográfica | pt_PT |
dc.subject | Cidadania | |
dc.title | Ensinar Geografia para a sociedade do século XXI: o confronto entre as novas perspetivas educacionais e as práticas pedagógicas | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santiago de Compostela | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1670 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1663 | pt_PT |
oaire.citation.title | XIII Colóquio Ibérico de Geografia, Universidad de Santiago de Compostela | pt_PT |
person.familyName | Miranda | |
person.familyName | Malheiro Ferreira | |
person.givenName | Branca | |
person.givenName | Manuela | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2798-5677 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9307-1574 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 56470352-da25-449a-b63e-246ac60229df | |
relation.isAuthorOfPublication | 2e8f259c-571b-4ac6-b2c0-ca834c691353 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 56470352-da25-449a-b63e-246ac60229df |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Ensinar Geografia para a sociedade do século XXI.pdf
- Size:
- 333.72 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: