Publication
"Microsoft Teams” aplicado à docência: um projeto em pedagogia do eLearning
dc.contributor.author | Costa, Luís Filipe de Amaral | |
dc.contributor.author | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | |
dc.contributor.author | Pestana, Filomena | |
dc.date.accessioned | 2023-01-05T05:59:26Z | |
dc.date.available | 2023-01-05T05:59:26Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description | Produção científica integrada na investigação do Mestrado em Pedagogia do eLearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito do LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta. | pt_PT |
dc.description.abstract | Apesar de em 2020 reconhecermos a existência de professores que utilizavam ferramentas online como elementos de apoio às suas aulas, esta utilização não permitiu responder cabalmente à exigência de resposta à crise pandémica, ou seja, à passagem ao Ensino Remoto de Emergência. As dificuldades que a comunidade escolar apresentou, e a sua vontade de rentabilizar os esforços despendidos, para uma mudança do paradigma educativo, constituíram a base da nossa problemática de investigação, na qual pretendemos estudar práticas formativas e pedagógicas colaborativas com recurso ao eLearning. O nosso estudo, orientado pela Metodologia de Projeto, corporizou uma ação de formação desenvolvida para professores do Ensino Básico e Secundário, de um agrupamento de escolas da ilha de S. Miguel, Açores, para e na plataforma digital Microsoft Teams. Destinado a dotar os docentes de competências técnicas, tecnológicas e pedagógicas, o trabalho desenvolvido pretende ser um facilitador da transição digital no contexto da sala de aula. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Costa, L.; Cardoso, T. & Pestana, F. (2022). "MICROSOFT TEAMS” Aplicado à Docência: um Projeto em Pedagogia do eLearning. L. Morgado, M. Aires, F. Seabra, J. Paz & A. Rocha (Edit.). Formação Avançada integrada no LE@D 2021-2022, LE@D, Universidade Aberta, pp. 90-95. | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34627/leadf.2022.5 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-674-927-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/13014 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | LE@D, Universidade Aberta | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/12061 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Projeto de intervenção educativa e pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico e secundário | pt_PT |
dc.subject | Microsoft Teams | pt_PT |
dc.subject | Blended Learning | pt_PT |
dc.title | "Microsoft Teams” aplicado à docência: um projeto em pedagogia do eLearning | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 95 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 90 | pt_PT |
oaire.citation.title | Formação Avançada integrada no LE@D 2021-2022 | pt_PT |
person.familyName | Costa | |
person.familyName | Cardoso | |
person.familyName | Pestana | |
person.givenName | Luís | |
person.givenName | Teresa Margarida Loreiro | |
person.givenName | Filomena | |
person.identifier | 893541 | |
person.identifier.ciencia-id | 7E1E-4858-F863 | |
person.identifier.ciencia-id | AA1A-4DCF-D85E | |
person.identifier.ciencia-id | 151A-5B81-C0F4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3758-9050 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7918-2358 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3146-8792 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57086240100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 56c33af6-3767-449d-81bf-5165ed399c03 | |
relation.isAuthorOfPublication | 7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066 | |
relation.isAuthorOfPublication | 85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 56c33af6-3767-449d-81bf-5165ed399c03 |