Repository logo
 
Publication

"Microsoft Teams” aplicado à docência: um projeto em pedagogia do eLearning

dc.contributor.authorCosta, Luís Filipe de Amaral
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.date.accessioned2023-01-05T05:59:26Z
dc.date.available2023-01-05T05:59:26Z
dc.date.issued2022
dc.descriptionProdução científica integrada na investigação do Mestrado em Pedagogia do eLearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito do LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta.pt_PT
dc.description.abstractApesar de em 2020 reconhecermos a existência de professores que utilizavam ferramentas online como elementos de apoio às suas aulas, esta utilização não permitiu responder cabalmente à exigência de resposta à crise pandémica, ou seja, à passagem ao Ensino Remoto de Emergência. As dificuldades que a comunidade escolar apresentou, e a sua vontade de rentabilizar os esforços despendidos, para uma mudança do paradigma educativo, constituíram a base da nossa problemática de investigação, na qual pretendemos estudar práticas formativas e pedagógicas colaborativas com recurso ao eLearning. O nosso estudo, orientado pela Metodologia de Projeto, corporizou uma ação de formação desenvolvida para professores do Ensino Básico e Secundário, de um agrupamento de escolas da ilha de S. Miguel, Açores, para e na plataforma digital Microsoft Teams. Destinado a dotar os docentes de competências técnicas, tecnológicas e pedagógicas, o trabalho desenvolvido pretende ser um facilitador da transição digital no contexto da sala de aula.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta, L.; Cardoso, T. & Pestana, F. (2022). "MICROSOFT TEAMS” Aplicado à Docência: um Projeto em Pedagogia do eLearning. L. Morgado, M. Aires, F. Seabra, J. Paz & A. Rocha (Edit.). Formação Avançada integrada no LE@D 2021-2022, LE@D, Universidade Aberta, pp. 90-95.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/leadf.2022.5pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-674-927-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13014
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherLE@D, Universidade Abertapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/12061pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectProjeto de intervenção educativa e pedagógicapt_PT
dc.subjectEnsino básico e secundáriopt_PT
dc.subjectMicrosoft Teamspt_PT
dc.subjectBlended Learningpt_PT
dc.title"Microsoft Teams” aplicado à docência: um projeto em pedagogia do eLearningpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearningpt_PT
oaire.citation.endPage95pt_PT
oaire.citation.startPage90pt_PT
oaire.citation.titleFormação Avançada integrada no LE@D 2021-2022pt_PT
person.familyNameCosta
person.familyNameCardoso
person.familyNamePestana
person.givenNameLuís
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.givenNameFilomena
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-id7E1E-4858-F863
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.orcid0000-0003-3758-9050
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication56c33af6-3767-449d-81bf-5165ed399c03
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery56c33af6-3767-449d-81bf-5165ed399c03

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Costa_Cardoso_Pestana_MEETUP22.pdf
Size:
4.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: