dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
dc.date.accessioned | 2018-03-14T14:16:02Z | |
dc.date.available | 2018-03-14T14:16:02Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description | Seminário realizado em Braga de 11-12 de julho de 2016 | pt_PT |
dc.description.abstract | No presente capítulo, e partindo da massificação e democratização da educação, questiona-se a diversidade em contexto educativo, referindo as perspetivas de professores(as) a este respeito em diversos contextos, e os seus impactos ao nível das suas práticas pedagógicas. Apresenta-se uma breve panorâmica das perspetivas de organismos supranacionais e nacionais sobre a equidade e inclusão, sem pretensão de exaustividade, realçando a emergência de um conceito amplo de inclusão que contempla a atenção a múltiplas diferenças. Para atender a essa diversidade, permitindo a todos aceder ao sucesso, a diferenciação curricular afigura-se como um recurso fundamental não isento de riscos, mas com inegáveis potencialidades quando entendida numa lógica relacional da diferença. Analisam-se alguns indicadores portugueses que apontam no sentido da necessidade de aprofundar a equidade e delineiam-se perspetivas de ação orientada para esse desígnio, concretamente focando a formação de professores e a sua autonomia elementos essenciais para a prossecução efetiva e bem-sucedida da diferenciação curricular. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | UID/CED/1661/2013 | |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Seabra, Filipa - Equidade e inclusão: sentidos e aproximações. CIEE 2016. Seminário Currículo, inclusão e educação escolar, 1, Braga, 2016. "Seminário..." [Em linha]. Organizado por J. A. Pacheco [et al.]. Braga: Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação da Universidade do Minho, 2017. ISBN: 978-989-8525-56-7. p. 763-781 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-56-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/7223 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação da Universidade do Minho | pt_PT |
dc.relation | Centro de Investigação em Educação | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Equidade | pt_PT |
dc.subject | Diversidade | pt_PT |
dc.title | Equidade e inclusão: sentidos e aproximações | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Centro de Investigação em Educação | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F1661%2F2016/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 781 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 763 | pt_PT |
oaire.citation.title | Currículo, Inclusão e Educação Escolar | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Seabra | |
person.givenName | Filipa | |
person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
relation.isProjectOfPublication | 7820daf4-76bd-4723-ae5c-d877d7e7aaf7 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 7820daf4-76bd-4723-ae5c-d877d7e7aaf7 |