Repository logo
 
Publication

Equidade e inclusão: sentidos e aproximações

dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2018-03-14T14:16:02Z
dc.date.available2018-03-14T14:16:02Z
dc.date.issued2017
dc.descriptionSeminário realizado em Braga de 11-12 de julho de 2016pt_PT
dc.description.abstractNo presente capítulo, e partindo da massificação e democratização da educação, questiona-se a diversidade em contexto educativo, referindo as perspetivas de professores(as) a este respeito em diversos contextos, e os seus impactos ao nível das suas práticas pedagógicas. Apresenta-se uma breve panorâmica das perspetivas de organismos supranacionais e nacionais sobre a equidade e inclusão, sem pretensão de exaustividade, realçando a emergência de um conceito amplo de inclusão que contempla a atenção a múltiplas diferenças. Para atender a essa diversidade, permitindo a todos aceder ao sucesso, a diferenciação curricular afigura-se como um recurso fundamental não isento de riscos, mas com inegáveis potencialidades quando entendida numa lógica relacional da diferença. Analisam-se alguns indicadores portugueses que apontam no sentido da necessidade de aprofundar a equidade e delineiam-se perspetivas de ação orientada para esse desígnio, concretamente focando a formação de professores e a sua autonomia elementos essenciais para a prossecução efetiva e bem-sucedida da diferenciação curricular.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.pt_PT
dc.description.sponsorshipUID/CED/1661/2013
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSeabra, Filipa - Equidade e inclusão: sentidos e aproximações. CIEE 2016. Seminário Currículo, inclusão e educação escolar, 1, Braga, 2016. "Seminário..." [Em linha]. Organizado por J. A. Pacheco [et al.]. Braga: Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação da Universidade do Minho, 2017. ISBN: 978-989-8525-56-7. p. 763-781pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8525-56-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7223
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação, Instituto de Educação da Universidade do Minhopt_PT
dc.relationCentro de Investigação em Educação
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectEquidadept_PT
dc.subjectDiversidadept_PT
dc.titleEquidade e inclusão: sentidos e aproximaçõespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCentro de Investigação em Educação
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F1661%2F2016/PT
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage781pt_PT
oaire.citation.startPage763pt_PT
oaire.citation.titleCurrículo, Inclusão e Educação Escolarpt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameSeabra
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id57210809988
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isProjectOfPublication7820daf4-76bd-4723-ae5c-d877d7e7aaf7
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery7820daf4-76bd-4723-ae5c-d877d7e7aaf7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Seabra_2017_Equidade e Inclusao.pdf
Size:
1.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: