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- Análise do incumprimento do diploma ministerial nº 93/2005 de 4 de Maio sobre as boas práticas da aplicação de fundos consignados ao Comité de Gestão de Recursos Naturais (CGRN) da Comunidade Nhaúnga do distrito de Macossa – Moçambique entre 2017 e 2021Publication . Jacquinet, Marc; Cardoso, Damião; Saize, Artur NdaluzaO presente artigo pretende, analisar a implementação do diploma ministerial nº 93/2005 de 4 de maio relativo aos fundos consignados ao Comité de Gestão de Recursos Naturais (CGRN) da comunidade Nhaúnga do distrito de Macossa – Moçambique entre 2017 e 2021, por se registar incumprimento de boas práticas de gestão apoiadas por esse diploma. O incumprimento em alusão, tem dado resultados que são óbvios, nomeadamente, não existência de uma contabilidade organizada na comunidade, falta de promoção da exploração sustentável dos recursos faunísticos e florestais presentes na comunidade bem como a não realização de iniciativas que garantem a proteção e conservação desses recursos, existência de lacunas na fiscalização da gestão dos fundos, desconhecimento dos dispositivos legais que regulam o funcionamento do CGRN pela comunidade, desconhecimento dos direitos no seio dos membros comunitários em relação aos recursos florestais e faunísticos disponíveis e uma gestão de fundos alocados que é questionável para o bem do CGRN e da comunidade Nhaúnga.
- Economia circular, economia verde e sustentabilidade: percepções dos docentes e estudantes do ISMU, ESCN, ISFIC e Uni-Licungo sobre as suas práticasPublication . Fazenda, Rodrigues Zicai; Cardoso, Damiao; Baloi, Jochua Abrão; Jacquinet, Marc; Machanguia, Ana Lúcia; Chimene Júnior, JoãoEste artigo pretende analisar as perceções e as práticas diárias da economia circular, economia verde e sustentabilidade nos docentes e estudantes do ISMU, ESCN, ISFIC e Uni-Licungo. O seu argumento central é que apesar dos docentes e estudantes do ISMU, ESCN, ISFIC e Uni-Licungo terem perceção da economia circular, economia verde e sustentabilidade, eles não têm a prática diária destes elementos. Recordar que até a década de 1960 a economia era sempre linear o que levava a desperdício e que de forma rápida acabaria por levar ao esgotamento dos recursos naturais, criando de certa forma perigo para o nosso futuro comum devido a degradação do ambiente. Foi daí que se pensou na economia circular, economia verde e na sustentabilidade. O presente estudo é baseado num questionário cujas opções de respostas às perguntas obedecem uma escala de tipo likert de cinco categorias. As variáveis que foram sendo cruzadas tiveram sua seleção de acordo com a respetiva intensidade de relacionamento, tendo sido escolhidas somente aquelas cujo relacionamento (r) era forte. Também foram realizados testes de correlação e apresentadas várias formas de validade do instrumento de recolha de dados (o questionário) e a validade dos dados. O estudo conclui que a incorporação da sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior (IES) aquando da execução das atividades diárias tomando como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é fundamental para que haja uma educação para a sustentabilidade, contribua-se para mudanças de comportamento a nível das Instituições de Ensino Superior (IES) e que de forma mais expedita haja mais práticas sobre os domínios da economia verde, sustentabilidade e economia circular, o que vai contribuír para uma melhor educação orientada a cidadania ambiental. A prática da economia circular, economia verde e a sustentabilidade trazem consequências benéficas ao nosso planeta e à humanidade.