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  • EaD e reflexos na qualidade da educação básica: análise de intervenções realizadas por cursistas do Programa Escola de Gestores
    Publication . Vieira, Márcia de Freitas; Coelho, Jianne Ines Fialho
    A melhoria na qualidade da Educação Básica pública está intrinsecamente associada à eficácia/eficiência da gestão nas unidades escolares, capaz de identificar problemas, propor e promover ações conjuntas, de forma a influenciar positivamente na aprendizagem. Partindo dessa premissa, este artigo apresenta uma análise das intervenções realizadas em escolas de Educação Básica pública pelos cursistas da 2ª turma do curso de Especialização em Gestão Escolar do Polo de Ipatinga/MG, ofertado pela Universidade Federal de Ouro Preto no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, na modalidade da Educação a distância. A análise se fundamenta em documentos oficiais e nos trabalhos de conclusão de curso apresentados em março/2015 e evidencia a possibilidade de implementação de programas de formação continuada de professores na modalidade de Educação a Distância, pedagogicamente comprometidos com a melhoria da qualidade da Educação Básica.
  • Desafios na educação a distância no Brasil: um olhar dos envolvidos no processo
    Publication . Vieira, Márcia de Freitas
    Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa em curso sobre o processo de gestão de cursos à distância no contexto dos polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil e de Instituições privadas. O procedimento metodológico utilizado na fase de que trata este artigo foi a aplicação de um questionário online a profissionais e alunos de cursos na modalidade a Distância de todas as regiões brasileiras. Evidenciaram-se neste estudo, os muitos desafios enfrentados pelas Instituições de Ensino Superior, tanto públicas quanto privadas, para a gestão de um curso nesta modalidade, de forma a garantir a qualidade do processo ensino-aprendizagem e a redução nos índices de evasão. As contribuições deixadas pelos participantes da pesquisa compreendem a urgência de formação para todos os envolvidos: Formação do aluno para compreender o ser aluno na educação a distância e formação do professor/tutor/coordenador para atuar nesta modalidade. Além desta, o desenvolvimento de políticas públicas governamentais mais eficientes e eficazes na implementação, acompanhamento e avaliação de cursos de educação superior a distância.
  • O processo ensino/aprendizagem nos laboratórios de informática com e sem o acesso à Internet
    Publication . Vieira, Márcia de Freitas; Moreira, Maria Deyse
    O Programa ProInfo, do Ministério da Educação, disponibilizou laboratórios de informática para escolas, Polos UAB e outros locais de formação, e acesso à internet só para locais de ensino urbano. Esta pesquisa procurou identificar se as aulas ministradas nos laboratórios de informática, com a utilização da internet e sem a sua utilização, afetam ou não a construção do saber do aluno. A proposta do estudo e pesquisa deste tema foi a de assegurar aos educandos e educadores o uso do laboratório de informática em suas diferentes realidades. Adotou-se o Estudo de Caso como metodologia de pesquisa, por investigar opiniões sobre o objeto de estudo. Concluiu-se que as aulas com uso ou não da internet nos laboratórios de informática propiciam a aprendizagem dos alunos, quando bem planejadas, apontando a capacitação dos professores em relação ao uso da informática na educação como uma necessidade e possibilidade real dentro dos planos do município.
  • “Suddenly we were all online": perceptions and practices experienced by faculty and students during emergency teaching
    Publication . Paiva, Ana Maria Videira; Runa, Ana; Seco, Carlos; Mendes, Elizabeth; Pereira, Hugo; Paz, João; Morgado, Lina; Vieira, Márcia de Freitas; Cardoso, Paula
    This communication presents an ongoing research on the perceptions and practices experienced in Portuguese Higher Education Institutions, during the recent period of social confinement determined by the Portuguese Government, due to the COVID-19 pandemic. The main objective was to understand how Higher Education faculty and students experienced the digital transition to emergency education and the pedagogical practices adopted during that period. The research was based on a mixed methods approach. In order to address the research objectives and describe the pedagogical practices implemented, specific instruments were developed for data collection, namely: a questionnaire aimed at students and interviews aimed at both students and faculty. These cover technological and pedagogical dimensions, as well as the assessment of the experience. The data collection took place at the end of the semester of the school year 2019-2020, with the participation of students and faculty from eight Higher Education Institutions (four Universities and four Polytechnic Institutes). The research results are currently under analysis.
  • Online communication and assessment practices during the Covid Pandemic: a study of the portuguese higher education students’ perceptions
    Publication . Morgado, Lina; Paz, João; Pereira, Hugo; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Cardoso, Paula; Paiva, Ana Maria Videira; Runa, Ana; Seco, Carlos; Mendes, Elizabete; Vieira, Márcia de Freitas; Oliveira, Nuno Ricardo
    This proposal is part of an ongoing research and presents the results on the perceptions and pedagogical practices experienced by students from various higher education degrees in Portuguese higher education institutions, during the period of social confinement determined by the Portuguese Government, due to the COVID-19 pandemic. The main objective of the general research was to understand how Higher Education faculty and students experienced the digital transition to emergency education and the pedagogical practices adopted during the period. The research was based on a mixed methods approach and, in order to address the research objectives and describe the pedagogical practices implemented, specific instruments were developed for data collection. A questionnaire was developed, aimed at students, and interviews aimed at both students and faculty, focusing on technological and pedagogical dimensions, as well as the assessment of the experience. Data collection was carried out after the first lockdown, at the end of the first semester of 2020, and took place in eight higher education institutions. In this paper we will present a preliminary analysis of Questionnaire results related to two dimensions: online communication and assessment.
  • EaD na educação superior no Brasil: desafios na gestão de polos presenciais
    Publication . Vieira, Márcia de Freitas
    Este artigo visa analisar o atual cenário brasileiro da educação a distância (EAD) no contexto da Educação Superior e apresentar os resultados iniciais de uma pesquisa em andamento sobre o processo de gestão de cursos à distância no contexto dos polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os métodos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa. Evidenciou-se neste estudo, o importante papel do polo presencial como referência para o aluno de cursos na modalidade a distância e os muitos desafios enfrentados pelas IES, tanto públicas quanto privadas, para a gestão de um curso na modalidade EaD, de forma a garantir a qualidade do processo ensino-aprendizagem e a redução nos índices de evasão. Ratifica-se, que a gestão de sistemas de EaD ainda precisa de fundamentação das práticas pedagógicas que permeiam a Educação a Distância e compreensão de suas especificidades no âmbito da gestão.
  • Learning during emergency remote teaching in Portugal: higher education students' emotional snapshot
    Publication . Cardoso, Paula; Morgado, Lina; Paz, João; Mendes, Elizabete; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Oliveira, Nuno Ricardo; Runa, Ana; Pereira, Hugo; Vieira, Márcia de Freitas; Paiva, Ana; Seco, Carlos
    This chapter will address results of LE@D’s project “Teaching in Times of Emergency: Digital Transition,” which focused on the experience of rapid digital transition to an “emergency teaching,” a scenario quite different from distance education. Through a mixed methods approach, data was collected through an online questionnaire applied to students and videoconference interviews conducted with both higher education faculty and students. Participants in this research are students and faculty from eight Portuguese higher education institutions, four from universities (three public and one private) and four from polytechnic insti tutes (three public and one private), covering the regions of Lisbon and Tagus Valley, Alentejo and Algarve (Central and Southern Portugal). In this chapter, the authors present a preliminary analysis of the results obtained related to the psychological aspects experienced during this period, aiming at understanding the impact this shift has had on students’ cognitive adaptation and social and emotional processes.
  • A gestão de EaD no contexto dos polos de apoio presencial : proximidades e diferenças entre a Universidade Aberta do Brasil e as Instituições universitárias privada
    Publication . Vieira, Márcia de Freitas; Teixeira, António
    Diante do crescimento exponencial da modalidade de Educação a Distância no Brasil, acompanhando os avanços tecnológicos, interesses e necessidades da sociedade, o presente estudo desenvolve uma análise crítica do panorama atual da Educação a Distância (EaD) no Brasil, a partir da percepção e das vivências de gestores de polos de apoio presenciais e de gestores institucionais de EaD em dois diferentes contextos: Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Instituições de Ensino Superior privadas. Metodologicamente, a pesquisa constituiu-se numa abordagem predominantemente qualitativa, exploratória, com levantamento bibliográfico e estudos de caso múltiplos, apoiado em métodos mistos com triangulação de instrumentos e fontes, nomeadamente, análise documental, inquérito por questionário online a coordenadores de polo e entrevista semi-estruturada a gestores institucionais de EaD. Estudou-se o processo de gestão de cursos de graduação na modalidade à distância, buscando identificar os diversos desafios que permeiam a Educação a Distância no Brasil, os principais fatores que contribuem para a qualidade da aprendizagem e reduzida evasão discente, além das estratégias institucionais para superação dos principais desafios, para a melhoria da qualidade do processo educacional e para o controle da evasão nos programas de educação à distância mediados pela tecnologia. A pesquisa além de trazer contribuições ao sistema UAB e às Universidades privadas como subsídio no planejamento, implementação e gestão de programas de EaD, contribui para reflexões sobre a definição de políticas públicas para institucionalização da educação à distância. A principal contribuição deste trabalho está na apresentação de subsídios que estimulem as Instituições de Ensino Superior a viabilizarem a tomada de decisões para efetivação do processo de institucionalização da EaD, o caminho para a conquista de sua autonomia universitária e oferta qualitativa de cursos na modalidade a distância, de modo a cumprir efetivamente o seu dever com a legitimidade educacional garantida à sociedade.
  • Desenvolvimento de competências digitais docentes: possibilidades na educação a distância
    Publication . Vieira, Márcia de Freitas
    O objetivo desta investigação é compreender como a educação a distância onlinepode contribuir para promover o desenvolvimento de competências digitais, em especial, as competências digitais docentes. A sociedade contemporânea demandacada vez mais o uso das tecnologiasdigitais nos diversos âmbitos da vida, inclusive noprocesso ensino e aprendizagem,ainda mais evidenciadanocontexto pandêmicopor COVID-19, que provocoua suspensãodas aulas presenciais a nível mundialeimpôs um novo modelo educacional, facilitado pelas tecnologias digitais e pautado nas metodologias da educação online, designado como ensino remoto de emergência. Entre os muitos desafios, os docentes tiveram que adaptar e reformularas suas práticas pedagógicas e metodologias de ensino em um ambiente virtual de aprendizagem, muitas vezes sem possuir competências digitais fundamentaispara promover uma aprendizagem de qualidade. Por meio de uma revisão bibliográfica narrativa de caráter exploratório e metodologia qualitativa, foram identificados estudos, programas emodelos que poderão ser utilizados como referência para viabilizar proposições formativas para desenvolvimentode competências digitais docentes, fator primordial para a inovação pedagógica na educação.
  • A utilização das tecnologias da informação e comunicação nos projetos educacionais interdisciplinares
    Publication . Vieira, Márcia de Freitas; Baptista, Bianca
    Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em duas escolas municipais, uma localizada em Vila Velha/ES e outra em Vitória/ES, com o intuito de investigar de que maneira as tecnologias da Informação e Comunicação têm favorecido a aprendizagem dos alunos quando utilizados nos projetos educacionais interdisciplinares. A investigação se deu a partir das aulas desenvolvidas nos laboratórios de informática com as turmas de 1º ao 5º ano entre os anos de 2014 e 2015. Como resultado deste estudo concluiu-se que a metodologia de projetos quando aliada às tecnologias contribui significativamente na aprendizagem e autonomia dos alunos e no seu processo de formação.