Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/4959
Título: O poder dos pechakucha na aprendizagem online : o caso do Mestrado em Pedagogia do Elearning
Autor: Nascimento, Lauriza
Orientador: Morgado, Lina
Palavras-chave: Elearning
Ensino a distância
Pechakuchas
Experiências educacionais
Emerging educational practices
Pedagogical conference
Elearning
Data de Defesa: 2016
Citação: Nascimento, Lauriza - O poder dos pechakucha na aprendizagem online [Em linha] : o caso do Mestrado em Pedagogia do Elearning. [S.l.] : [s.n.], 2016. 144 p.
Resumo: A pesquisa insere-se no âmbito do Programa de Mestrado em Pedagogia do E-learning e investiga uma prática pedagógica emergente, mediante a apropriação do formato e técnica comunicacional dos PechaKucha, a dinamizar os paineis comunicativos da Conferência acadêmica myMPel. Focaliza a sua força inovadora da comunicação em conferência por 20 slides a cada 20 segundos, a prover o pensar, criar e comunicar o trabalho acadêmico-científico, de um curso online, do segundo ciclo. Partilha assim, os trabalhos representativos das unidades curriculares e confirma, em um único presencial a “celebração da aprendizagem”, ao final da parte curricular do mestrado. Avalia e verifica as capacidades de comunicação oral, o aprofundamento de temáticas em “apresentar aprendendo e aprender apresentando”, adensa a aprendizagem entre pares (ou prática coletiva de aprendizagem), assente em natureza contextual e situada e faz saber sobre as competências manifestas nas diferentes fases da elaboração dos Pechakucha - Desenho, Projeto, Execução e Avaliação. O estudo de caso, em sua metodologia, segue a linha de pesquisa quantitativa-qualitativa e os resultados foram conseguidos por técnica de inquérito por questionários online. No primeiro momento, que caracteriza a pesquisa quantitativa, a amostra reúne os mestrandos participantes dos painéis comunicativos. No segundo inquérito, a participação é constituída por mestrandos e mestres, a subscrever a pesquisa em natureza qualitativa. A aferição, sistematização e tratamento dos dados , encontram-se em apresentação no desenvolvimento da investigação. Os resultados projetam a mais valia do formato e técnica dos PechaKucha no contexto de uma conferência acadêmica, a confirmá-lo como meio para o desenvolvimento de competências, que o qualificam como expansor cognitivo, meio de ampliação dos fatores de cognição e dotação de qualidade à comunicação oral e à prática educativa. Insere o aluno no centro da ação educativa, subscreve a autonomia, a colaboração, flexibilidade, o teambuilding e, sobretudo, projeta conhecimento em ação. Atribue valor a conferência, como ponto de convergência prática e favorecer a formação de uma comunidade alargada de aprendizagem e conhecimento.
The research is part of the scope of the Master's Program in e-learning pedagogy and investigates an emerging pedagogical practice, communication format and technical ownership of PechaKucha, to dynamize the communicative panel’s academic conference myMPel. It focuses its innovative strength of the communication conference for 20 slides every 20 seconds to provide thinking, creating and communicating the academic and scientific work, an online course, second cycle. Thus sharing the representative works of courses and confirms, in a face only a "celebration of learning" at the end of the curricular part of the Master. Assesses and verifies the capabilities of oral communication, deepen thematics in "present learning and learning presenting" thickens peer learning (or practice collective learning), based on contextual and situated nature and conveys on manifest expertise in different stages of development of PechaKucha - Design, Project, Implementation, Evaluation. The case study in its methodology follows the line of quantitative and qualitative research and the results were achieved by survey technique by online questionnaires. At first, featuring quantitative research, the sample meets the masters of the participant’s communicative panels. In the second survey, master’s students and masters, to subscribe to the research of qualitative nature, form participation. The standardization, systematization and processing of data are on display in the development of research. The results design the added alue of the PechaKucha format and technique in the context of an academic conference, to confirm it as a means to develop skills that qualify him as cognitive expander, through expansion of cognition factors and quality allocation to oral communication and educational practice. Inserts the student at the center of educational activity, supports autonomy, collaboration, flexibility, teambuilding and especially design knowledge into action. Assigns value to the conference, as a point of convergence practice and encourage the formation of a wider community of learning and knowledge.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Elearning apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/4959
Aparece nas colecções:Mestrado em Pedagogia do E-Learning / Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMPEL_Lauriza_Nascimento.pdf1,73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.