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Authors
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Abstract(s)
Este capítulo aborda as questões éticas relacionadas com a aplicação da
inteligência artificial (IA) na educação, desde os primórdios da inteligência artificial na
educação, na década de 1970, até ao estado atual deste domínio, incluindo a crescente
sofisticação das interfaces dos sistemas e o aumento da utilização e do abuso de dados.
Enquanto nos primeiros tempos a maior parte das ferramentas estava virada para o
aluno, atualmente existem ferramentas que estão viradas para o professor, apoiando a
sua gestão da sala de aula, e para o administrador, ajudando-o na gestão de grupos de
alunos. As ferramentas orientadas para o aluno têm agora em conta os aspetos afetivos
e motivacionais da aprendizagem, bem como os aspetos cognitivos. O aumento da
recolha de dados e das ferramentas de analítica da aprendizagem que lhe estão
associadas tem permitido o desenvolvimento de dashboards para uma gestão dinâmica
e a compreensão reflexiva dos alunos, dos professores e gestores. As questões éticas
quase não tinham expressão nos primeiros tempos, mas atualmente são muito
importantes. As razões devem-se aos receios legítimos de que a autonomia dos alunos
e professores seja comprometida, de que os dados sejam recolhidos e desviados para
outros fins, e de que a IA introduza nas decisões educacionais preconceitos adicionais
aumentando a desigualdade já existente, e, também, devido à reputação assustadora
que, em geral, a IA possui.
Description
Keywords
Inteligência artificial em educação Ética Análises Painéis de controlo Ferramentas para o estudante Ferramentas para o professor Ferramentas para o gestor
Pedagogical Context
Citation
Boulay, Benedict du - Inteligência artificial na educação e ética. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 1 (jan.-junho 2023)
Publisher
Universidade Aberta. LE@D