Santos, Maria Ligia RangelRamos, NatáliaQueiroz, Giovanna Santana2017-12-212017-12-2120172176-171Xhttp://hdl.handle.net/10400.2/6856Ações educativas para trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil devem se basear na Educação Permanente em Saúde (EPS), com vistas a colocar o trabalho como centro do processo ensinoaprendizagem. O Ministério da Saúde, em 2010, criou o Sistema UNA-SUS para ampliar a EPS, incorporando novas tecnologias educacionais a distância (EAD). Este trabalho objetiva analisar a produção científica brasileira publicada em periódicos sobre a EPS na modalidade EaD no SUS, no período de 1999 a 2015, através de um estudo exploratório e descritivo e de revisão crítica da literatura científica, identificada mediante buscas na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Portal CAPES. Os resultados apontam o crescimento do número de publicações ao longo dos anos, embora seja escassa a publicação científica sobre a EaD na área da saúde. Os estudos na área da saúde não parecem sintonizados com o extenso debate que ocorre na área de educação acerca da educação a distância, principalmente a partir da utiização das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) na EaD, evidenciado a partir da fragilidade da sua produção cientifica.porEducação a distânciaEducação permanente em saúdeElearningSaúdeEducação permanente em saúde no Brasil na modalidade EAD: produção científica em periódicosPermanent education in health in Brazil in the modality EAD: scientific production in periodicalsjournal article