Rangel, Maria LígiaRamos, NatáliaQueiroz, Giovanna Santana2019-01-292019-01-292017Rangel, Maria Lígia; Ramos, Natália; Queiroz, Giovanna - Tecnologias de comunicação em educação permanente em saúde: aproximações de experiências brasileiras com o modelo pedagógico da UAb-Pt. In Rangel, Maria Ligia; Ramos, Natália, org. - Comunicação e saúde [Em linha]: perspectivas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2017. ISBN 978-85-232-1625-2. p. 281-298978-85-232-1625-2http://hdl.handle.net/10400.2/7893São analisadas as possíveis aproximações teórico-metodológicas do modelo pedagógico da Universidade Aberta de Lisboa (UAb–Portugal) com o delineamento de modelos de educação permanente em saúde (EPS) a distância e e-learning, dirigidos a trabalhadores da atenção primária à saúde no Brasil. Analisam-se aspetos do modelo pedagógico da UAb-Pt que se assemelham às estratégias pedagógicas de educação a distância na Atenção Básica, tendo em perspetiva a formação profissional adequada a esse nível de atenção e orientada pela EPS. O estudo analisa o potencial das tecnologias digitais em práticas educativas, considerando as mudanças ocorridas no âmbito da educação na área da saúde, no contexto do Sistema Único de Saúde-SUS, em decorrência do desenvolvimento dessas tecnologias, que possibilitaram o acesso à formação qualificada, nos locais de trabalho, com potencial de incidir positivamente nos processos de trabalho em saúde e na qualificação profissional, de modo alargado.porTecnologias de comunicaçãoEducação permanente em saúdeModelo pedagógico da UAb-PortugalEducação a distância e e-learning em PortugalEducação a distância e e-learning no BrasilComunicação e saúdeTecnologias de comunicação em educação permanente em saúde: aproximações de experiências brasileiras com o modelo pedagógico da UAb-Ptbook part