Matos, Paulo Miguel Ciríaco Pinheiro Pombinho deBarbosa, Luís Filipe LeiteKambonga, Ornêlo Samuel Paulo2025-12-162025-12-162024-12-112025-12-16http://hdl.handle.net/10400.2/20543Tese de Mestrado em Engenharia Informática e Tecnologia Web, em associação com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, apresentada à Universidade AbertaO avanço das tecnologias de informação e comunicação (TICs) tem sido um processo contínuo e dinâmico, caracterizado por inovações constantes e melhorias substanciais. Essas tecnologias não só transformaram a forma como as pessoas interagem e se comunicam, mas também revolucionaram o ambiente de negócios global. As TICs passaram a suportar uma ampla gama de operações empresariais, desde a automação de processos e gerenciamento de dados até o aprimoramento da experiência do usuário. A presente dissertação teve como ponto de partida as dificuldades enfrentadas por diversas escolas em Angola quanto a sua própria gestão, desde as informações dos alunos a nível administrativos, pedagógicos e financeiros, a publicação de pautas e faltas e a interação dos professores neste processo, até a gestão de consumíveis. Diante disso, propõe-se o desenvolvimento do SIAGE como uma solução abrangente e integrada para os desafios enfrentados pela gestão escolar em Angola. A intenção é adaptar o SIAGE para atender às necessidades e realidades específicas do sistema educacional angolano, considerando as políticas educacionais, as características socioeconômicas e culturais do país. Ao longo do trabalho, verificou-se que o sistema é viável, eficaz e bem recebido pelas escolas que o testaram, o que reforça seu potencial para contribuir com a modernização e melhoria da educação no país. Isso sugere uma visão de fortalecimento do sistema educacional angolano, visando proporcionar uma educação de qualidade para todos os estudantes.The advancement of Information and Communication Technologies (ICTs) has been a continuous and dynamic process, characterized by constant innovations and substantial improvements. These technologies have not only transformed the way people interact and communicate but have also revolutionized the global business environment. ICTs have come to support a wide range of business operations, from process automation and data management to improving the customer experience. This thesis had as its starting point the difficulties faced by several schools in Angola regarding their own management, from student information at administrative, pedagogical and financial levels, the publication of report cards and absences and the interaction of teachers in this process, to the management of consumables. In view of this, we propose the development of SIAGE as a comprehensive and integrated solution to the challenges faced by school management in Angola. The intention is to adapt SIAGE to meet the specific needs and realities of the Angolan education system, considering the educational policies, socioeconomic and cultural characteristics of the country. Throughout the work, it was found that the system is viable, effective and well received by the schools that tested it, which reinforces its potential to contribute to the modernization and improvement of education in the country. This suggests a vision of strengthening the Angolan education system, aiming to provide quality education for all students.porSistema de gestão escolarSistema de gestãoAplicação móvelAngolaSchool management systemManagement systemWeb applicationMobile applicationSIAGE - Sistema Integrado de Administração e Gestão Escolar: uma solução holística e electrónica para gestão escolar em Angolamaster thesis