Ribeiro, JoséAires, Luísa2012-11-232012-11-232012Ribeiro, José; Aires, Luísa, coord. de - Investigação e variantes curriculares no ensino online [Em linha]: desafios da interculturalidade na era tecnológica. [Porto] : Universidade Aberta. CEMRI, 2012. 264 p. ISBN 978-972-674-726-0978-972-674-726-0http://hdl.handle.net/10400.2/2196“Variantes curriculares do ensino online: desafios da interculturalidade na era Tecnológica” resulta das comunicações apresentadas na Conferência Internacional Investigação e variantes curriculares no ensino online que, depois de revisão por pares e pelos autores, foram recomendadas para publicação. O e-book é um contributo para este objetivo, mas também para um diálogo expandido entre instituições universitárias de Ensino a Distância – Universidade Aberta e Universidad Estatal a Distancia da Costa Rica e instituições universitárias de ensino presencial de Portugal - Universidade do Minho, Instituto Politécnico do Porto, Instituto Piaget, de Espanha – Universidade de Sevilha e do Brasil - Universidade Católica D. João Bosco, Universidade Federal do Espírito Santo e Universidade Federal de Alagoas e constitui-se como interface da reflexão interdisciplinar e intercultural no âmbito de práticas de investigação e ensino mediados pelas tecnologias.porVariantes curricularesEnsino onlineInterculturalidadeEra tecnológicaVirtualTrabalho colaborativoRedes sociaisInteração discursivaInvestigação e variantes curriculares do ensino online: desafios da interculturalidade na era tecnológicabook