Ferreira, Manuela MalheiroJoaquim, TeresaMateus, Carlos Mário Fernandes2011-09-212011-09-212011Mateus, Carlos Mário Fernandes - Educação holística [Em linha] : possibilidades de adequação ao sistema educativo português. [Lisboa] : [s.n.], 2011. 475 p.http://hdl.handle.net/10400.2/1879Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Filosofia da Educação apresentada à Universidade AbertaA Educação Holística é um paradigma educacional que emergiu formalmente nos anos 80 do século XX. Os seus fundamentos podem ser encontrados nas pedagogias naturalistas, centradas no aluno e na aprendizagem, na filosofia perene e nas conceções transdisciplinares da ciência, bem como nas tradições espirituais tanto do ocidente como do oriente. Tem dois princípios fundamentais: a ideia de que o todo está na parte assim como a parte está no todo e a ideia de que tudo está interligado. A finalidade da educação holística é o desenvolvimento integral da pessoa humana, considerando e cuidando as suas dimensões corporal, emocional, mental e espiritual, tendo como propósito a manifestação do potencial existente em cada pessoa e a sua autorrealização. O estudo empírico procurou identificar e compreender as possibilidades de adequação da educação holística ao sistema educativo português. Para o efeito, e considerando o desenho curricular do sistema de ensino da época, considerámos o contexto das áreas curriculares não disciplinares como o mais adequado para a implementação de um projeto que designámos por Oficina Holística. Este projeto centrou-se no âmbito do desenvolvimento da ecologia pessoal, e foi desenvolvido em quatro estabelecimentos de ensino, abrangendo o Jardim-de-infância, os três Ciclos do Ensino Básico e o Ensino Secundário, envolvendo oito níveis de ensino. O projeto incluiu um conjunto de práticas e atividades que tiveram por objetivo facilitar o autoconhecimento, a autorregulação psicofisiológica e a autodireção, procurando desta forma responder às necessidades de desenvolvimento integral dos alunos, nas suas diversas dimensões. Considerando as diversas limitações ao estudo, concluímos que a implementação da educação holística no contexto curricular do sistema educativo vigente – uma disciplina entre outras – desvirtua os princípios e os propósitos da educação holística, embora possa contribuir para o autoconhecimento, por parte de alguns alunos, bem como para a criação de estratégias pessoais de autorregulação dos seus estados emocionais, corporais e mentais, e, consequentemente, para a sua autorrealização.porFilosofia da educaçãoEducação alternativaEducaçãoHolismoModelos educativosProjetos de educaçãoDesenvolvimento do indivíduoCogniçãoCorpo humanoRelaxamentoDesenvolvimento emocionalInteligência emocionalMeditaçãoAprendizagemPortugalHolistic educationHolistic paradigmIntegral educationAlternative educationIntegrated curriculumPerennial philosophyPersonal ecologyWisdomBody educationEmotional educationMental educationSpiritual educationMeditationRelaxationEducação holística : possibilidades de adequação ao sistema educativo portuguêsdoctoral thesis101357133