Seabra, FilipaHenriques, Susana2014-01-212014-01-212013-09http://hdl.handle.net/10400.2/2835XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, realizado na Universidade do Minho, em Braga de 11 a 13 de setembro de 2013O debate e a prática do ensino superior têm sido transversalmente marcados por questões como o enfoque no e-learning, a aplicação de novas metodologias de ensino e aprendizagem, designadamente a aprendizagem a distância. Este tipo de questões, associam-se a um novo paradigma centrado no estudante e na dimensão social do ensino superior. Neste contexto, o ensino a distância em modalidade e-learning tem vindo a ganhar expressão no panorama Português, onde se destaca a Universidade Aberta. A especificidade da modalidade de ensino e do público-alvo determinaram a elaboração de um modelo pedagógico virtual próprio, informado por quatro eixos fundamentais: a aprendizagem centrada no estudante; o primado da flexibilidade; o primado da interação; e o primado da inclusão digital. Estas características, de entre as quais destacamos a flexibilidade inerente ao processo de ensino-aprendizagem levantam questões relacionadas com a gestão do tempo dos professores. É em torno de um conjunto de experiências de organização do trabalho docente e de gestão do tempo que propomos a discussão apresentada nesta comunicação, que se fundamenta numa metodologia qualitativa, com recurso à entrevista semiestruturada como método de recolha de dados, e à análise de conteúdo como técnica de análise de dados.porEnsino superiorElearningExperiências de organização do trabalho docente no ensino superior em regime de e-learningconference object