Morgado, Leonel2023-01-042023-01-042022-12-30Morgado, L. (2022). Ambientes de aprendizagem imersivos. Video Journal of Social and Human Research , 1 (2), 102–116. https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.322795-5745http://hdl.handle.net/10400.2/12989Os ambientes de aprendizagem imersivos são espaços onde se coocorrem dois fenómenos complexos: a aprendizagem e a imersão, levantando dificuldades de interpretação e, consequentemente, da liberdade de decisão dos participantes para sua orquestração pedagógica ou de aprendizagem. Neste trabalho apresenta-se uma conceptualização teórica que combina estes fenómenos, com o objetivo de contribuir para a resolução deste problema. Demonstra-se através de cinco casos como esta conceptualização permite novas formas de interpretar e analisar a aprendizagem, para dessa forma concretizar o potencial de impacte sobre a orquestração pedagógica e a regulação da aprendizagem.Immersive learning environments are spaces where two complex phenomena co-occur: learning and immersion. This raises interpretation difficulties, and consequently difficulties for free decision-making of participants, towards their learning or pedagogic orchestration. This works presents a theoretical construct that combines these phenomena, with the aim of contributing to solve this problem. It demonstrates, using five cases, how this construct enables new ways to interpret and analyze learning, and thus render concrete its impact potential on pedagogical orchestration and learning regulationporAmbientes de aprendizagemAprendizagem imersivaAmbientes imersivosImersãoLearning environmentsImmersive learningImmersive environmentsImmersionAmbientes de aprendizagem imersivosImmersive learning environmentsjournal article2023-01-03cv-prod-3108480https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.32