Oliveira, Susana M.2023-05-222023-05-222023-05-19http://hdl.handle.net/10400.2/13803Sessão no âmbito do ciclo de encontros online dos estudantes da UAb|CLA NorteA Universidade Aberta possui, há vários anos, instrumentos antiplágio como forma de desincentivar uma prática infelizmente comum e disseminada no círculo académico. A nível legal, o plágio, ou a apropriação da autoria do trabalho intelectual de outrem, constitui-se como crime, punível por lei. A nível institucional, a prática de plágio fragiliza o vínculo de confiança Professor—Estudante, além de impedir o progresso e a consolidação das competências de exposição, argumentação e pensamento crítico. Contudo, a prática de plágio resulta, por vezes, inintencional. Ou seja, por falta de conhecimento sobre como abordar as fontes consultadas no trabalho a avaliar pelos Professores, o Estudante pode incorrer de modo involuntário em alguma forma de plágio. Assim, para evitar qualquer situação de plágio que penalize a classificação de trabalhos, fragilize o elo de confiança com os Professores e comprometa a aquisição e a consolidação de competências académicas, importa respeitar um critério rigoroso de apresentação das fontes consultadas. Existem vários critérios que podem ser seguidos na citação e referenciação de fontes, cujas normas se encontram disponíveis online. Esta sessão incidirá sobre os critérios MLA [Modern Language Association] não só por razões de rigor e de clareza de exposição, mas também por serem aqueles usualmente seguidos na área das Humanidades. Com este recurso, pretende-se que os estudantes se sintam familiarizados em relação aos critérios MLA e esclarecidos sobre as competências associadas à citação e referenciação de fontes, reforçando o desenvolvimento da motivação intrínseca, no contexto de uma aprendizagem moralmente responsável, ética e construtiva.porPlágioMLAGuias de estiloCitaçõesReferências bibliográficasEvitando o plágio: uso de fontes e referenciação bibliográfica segundo as normas MLA (9th Edition)learning object