Bastos, GlóriaPaixão, José Manuel Lopes2018-02-282018-02-282018-01-042018-02-28Paixão, José Manuel Lopes - O uso das redes sociais nas práticas de literacia da informação [Em linha]: um estudo com alunos do ensino secundário. Lisboa: [s.l.], 158 p.http://hdl.handle.net/10400.2/7190A Web 2.0, promove uma maior interatividade com/entre os utilizadores, através da disponibilização de uma série de serviços e de ferramentas, como por exemplo, as redes sociais, que são bastante utilizadas pelos estudantes, nomeadamente os do ensino secundário. A utilização de novos tipos de terminais móveis, como os computadores portáteis, ou outro tipo de terminais ainda mais facilmente transportáveis, nomeadamente os smartphones ou os tablets, que permitem aceder facilmente à Internet, quer através de planos de dados ou de redes de wireless, potenciou a utilização, pelos cidadãos, onde se incluem os jovens, das diversas ferramentas disponibilizadas pela Web 2.0, para acesso ou partilha de informação, em qualquer tipo de actividade. A aquisição de competências em literacia da informação, através do recurso à utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), tornou-se fundamental pelo facto de habilitar os cidadãos à utilização das TIC, permitindo-lhes recuperar informação e aceder ao conhecimento, assim como movimentar-se nos atuais ambientes digitais, o que lhes permite o acesso a um enorme volume de informação. Este novo paradigma alterou a forma dos utilizadores recuperarem e disponibilizarem informação, tornando-os parceiros/construtores da rede e do conhecimento. Este trabalho foca-se na análise das práticas da literacia da informação dos estudantes, nomeadamente os do ensino secundário, através da análise da informação que disponibilizam e recuperam nas redes sociais. O conhecimento da forma como os estudantes do ensino secundário utilizam as redes sociais tem impacto para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, promovendo a alteração de algumas práticas dos docentes e também influenciando o trabalho das bibliotecas escolares, contribuindo para atuar na melhoria do sucesso escolar da generalidade dos alunos.Web 2.0 promotes a greater interactivity with/among users by providing a range of services and tools, for example the social networks, which are widely used by students, namely secondary school students. The use of new types of mobile terminals, such as laptops, or other, more easily transportable terminals, such as smartphones or tablets, which allow easy internet access, either through data plans or wireless networks, has empowered citizens to use the tools available through Web 2.0, including young people, to access or share information in any type of activity. The acquisition of skills in information literacy, using information and communication technologies (ICT), has become essential because it enables all citizens to use ICT adequately, allowing them to retrieve information and access different fields of knowledge, as well as move in the various digital environments, which gives them access to a huge amount of information. This new paradigm has changed the way users retrieve and make information available, making them network / knowledge partners (builders). This work focuses on the analysis of the information literacy practices of students, namely those of secondary education, through the study of the information they provide and retrieve from social media/networks. The knowledge of how secondary school students use the social networks has an impact on the development of the teaching learning process, promoting changes in some of the teachers’ teaching practices, thus contributing to the overall improvement of students’ success.porTecnologia da informação e comunicaçãoWeb 2.0Novas tecnologiasAmbientes virtuaisLiteracia da informaçãoEnsino secundárioCompetênciaRedes sociaisInformation literacyNetworkingSocial networksSecondary educationO uso das redes sociais nas práticas de literacia da informação : um estudo com alunos do ensino secundáriomaster thesis201880121