Goulão, FátimaSilva, Celestina Maria Gomes e2017-12-202020-09-292017-09-292017-12-20Silva, Celestina Maria Gomes e - Mapeando práticas pedagógicas em contextos de diversidade [Em linha]. Lisboa: [s.n.], 2016. 420 p.http://hdl.handle.net/10400.2/6842A diversidade está inscrita no código genético de qualquer aula. O primeiro olhar, ao entrar na sala, permite perceber as diferenças físicas dos alunos: a altura, o peso, a cor de pele e o género. Olhando por mais algum tempo, outras diferenças começam a ser percecionadas: diferenças socioeconómicas, culturais, religiosas e até linguísticas. À medida que a relação pedagógica se desenvolve diferenças mais subtis emergem: diferenças no modo como os alunos aprendem, no tempo que le-vam a aprender e no que lhes é possível aprender. Foi neste cenário que filiámos o nosso estudo, com o qual pretendemos saber o modo como os professores per-cecionam a diversidade e analisar o impacto desta perceção ao nível das práticas pedagógicas que desenvolvem. O trabalho de campo decorreu entre o último período do ano letivo de 2013-2014 e os dois primeiros períodos do ano letivo de 2014-2015 e foi realizado a partir de uma amostra constituída por treze professoras Foi um estudo qualitativo que se revestiu de uma natureza exploratória. Como metodologia utilizámos a narrativa e recorremos à entrevista não estruturada de natureza biográfica e às notas de campo como instrumentos de recolha de dados. Dos dados recolhidos inferimos que os sujeitos participantes do estudo são sensíveis à diversidade dos alunos, nomeadamente a que se relaciona com a classe social e as capacidades. Inferimos, ainda, que a perceção de cada um destes domínios de diversidade não tem o mesmo impacto ao nível da atuação pedagó-gica. A este nível, os dados recolhidos permitiram destacar o papel desempenhado pelas experiências pessoais e profissionais, bem como pelo quadro institucional em que a atuação pedagógica dos sujeitos participantes se desenvolve. O estudo aponta, ainda, para a ideia de que não existem momentos do ciclo da carreira do-cente em que os sujeitos da investigação tivessem sido particularmente sensíveis ao trabalho com a diversidade. Por último, percebemos que as práticas levadas a efeito pelos sujeitos participantes, se inserem, na sua maior parte, nos níveis mais simples de integração da diversidade na atuação pedagógica. Destas conclusões inferimos implicações para o domínio da formação inicial e contínua dos professo-res e, ainda, para a reflexão a realizar no âmbito da educação e multi/interculturali-dade.Diversity is inscribed in the genetic code of any lesson. The first glance, when entering the classroom, allows to perceive the students' physical differences: height, weight, skin colour and gender. Looking a bit longer, other differences start to be perceived: socioeconomic, cultural, religious and even linguistic differences. As the pedagogical relationship develops, more subtle differences come up: the differences in the way the students learn, the time they need to learn and what is possible for them to learn. It was in this scenario that we centered our study, with which we want to know how teachers perceive diversity and analyze the impact of this perception in the pedagogical practices they develop. The fieldwork took place between the last term of the school year 2013-2014 and the first two terms of the school year 2014-2015 and it was done out of a sample of thirteen teachers. It was a qualitative study which took up an exploratory nature. The methodology used was the narrative and we resorted to a non-structured interview of biographical nature and to the field notes as instruments of collecting data. From the collected data, it was inferred that the participants in the study are sensitive to the students' diversity, namely the one that relates the social class and the capacities. We also inferred that the perception of each of these domains of diversity does not have the same impact on the pedagogical performance. At this level, the collected data allowed us to detach the role played by the personal and professional experiences as well as by the institutional reality in which the pedagogical performance of the participants takes place. The study still points out to the idea that there are not any moments in the cycle of the teachers' career in which the subjects of investigation had been particularly sensitive to the work with diversity. Finally, we realized that the practices carried out by the participants are mostly inserted in the simplest levels of integration of diversity in the pedagogical performance. From these conclusions, we infer implications for the teachers' initial and continuous training, and also for the reflection to be done in the scope of education and multi/interculturality.porEducaçãoEscolaDiversidadeCiclo da vida profissionalEducação multiculturalEducação interculturalFormação de professoresDiversity domainsCycle of professional lifePedagogical practicesLevels of multi/intercultural educationMapeando práticas pedagógicas em contextos de diversidadedoctoral thesis101457588