Bastos, GlóriaGonçalves, Marta Alexandra Nunes2025-11-172025-11-172025-10-292025-11-17http://hdl.handle.net/10400.2/20465Tese de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, apresentada à Universidade AbertaEste trabalho analisa as relações existentes entre a biblioteca escolar de um agrupamento de escolas, com as atividades de expressão dramática, nomeadamente com o Clube de Teatro e a disciplina de Teatro. Entre as ações que a Biblioteca Escolar desenvolve, a articulação com o currículo e com os clubes existentes na escola ocupa um lugar importante, e nesse sentido procurou-se examinar especificamente as conexões acima referidas. Na parte conceptual abordamos alguns aspetos relacionados com a caracterização do jogo e da expressão dramática, o papel das bibliotecas escolares e a sua relação com a área das expressões, em especial a expressão dramática. A parte empírica do trabalho seguiu uma metodologia qualitativa, com base num estudo de caso. A partir dos dados recolhidos através da análise documental e entrevistas, foi possível identificar algumas das dinâmicas existentes e as mais valias percecionadas por professores e alunos.This dissertation analyses the relationships between the school library of a group of schools and dramatic expression activities, particularly with the Club of Drama and the discipline of Theatre. Among the activities developed by the School Library, the articulation with the curriculum and the clubs that exist in the school occupies an important place, and in this sense, we sought to specifically examine the connections mentioned above. In the conceptual part, we addressed some aspects related to the characterization of dramatic play and dramatic expression, the role of school libraries and their relationship with the area of artistic expressions, especially dramatic expression. The empirical part of the work followed a qualitative methodology, based on a case study. From the data collected through document analysis and interviews, it was possible to identify some of the existing dynamics and the added values perceived by teachers and students.porBiblioteca escolarColaboraçãoClube de teatroTeatroExpressão dramáticaSchool libraryCollaborationClub of theatreDramatic expressionA biblioteca escolar e a expressão dramática: estudo de casomaster thesis204056934