Cavique, LuísCarreira, Luís2011-08-102011-08-102011Carreira, Luís - Database marketing [Em linha] : base de dados de clientes. [Lisboa] : [s.n.], 2011. 62 p.http://hdl.handle.net/10400.2/1848Trabalho final para a Licenciatura em Informática apresentado à Universidade Aberta, 2011Neste trabalho pretende-se extrair informação de base de dados de clientes recorrendo a duas métricas RM (Recenticidade/valor Monetário) e LTV(Life Time Value) individual. A comparação entre o LTV individual e o RM mostrou-se muito útil na tomada de decisões. O tratamento e a preparação dos dados em Access são efectuados em SQL obrigando à criação de várias consultas. O desenvolvimento de uma interface atraente em Excel e a conjugação de todo o sistema foi possível graças ao código VBA. O resultado final é um Sistema de Apoio à Decisão onde o utilizador não necessita de ter conhecimentos de estatística nem de Microsoft Office – basta iniciar o aplicativo, fazer selecções simples e analisar os resultados exibidos.porDatabase marketingBases de dadosSegmentação clientesSistemas de apoio à decisãoDatabase marketing : base de dados de clientesbachelor thesis