Mendes, António QuintasMorgado, LinaAmante, Lúcia2020-06-052020-06-052010Quintas-Mendes, Morgado, L. & Amante, L. (2010). Comunicação Mediatizada por Computador e Educação Online: da Distância à Proximidade, In: Silva, M., Pesce, L. & Zuin, A. (Eds). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas, pp. 247-278, Editora WAK: Rio de Janeiro.857854093X978-8578540937http://hdl.handle.net/10400.2/9757Os estudos iniciais sobre Comunicação Mediada por Computador (CMC) tendiam a ver esta forma de comunicação como apropriada para tarefas simples, impessoal e muito limitada para expressar emoções e interacções sociais complexas. Contudo a investigação e a experiência mostram que a comunicação electrónica pode promover comunicação relacional muito rica e ainda ser efectiva na resolução de problemas complexos a distância. A compreensão destes processos de comunicação passa por análises detalhadas das variáveis implicadas nas relações interpessoais e sociais mediatizadas e em particular da construção social, em contextos mediatizados, de processos de conexão, ligação e criação de proximidade psicológica. Sugere-se que temos já hoje uma compreensão razoável dos processos de comunicação e interacção online e que estes conhecimentos deveriam ser tidos em conta nas práticas dos que trabalham em Educação Online e em Educação a Distância.porComunicação mediatizada por computadorInteração onlineEducação onlineProximidadeComunicação mediatizada por computador e educação online: da distância à proximidadebook part