Batoréo, Hanna2017-02-282017-02-282016Batoréo, Hanna - Gramáticas de costas voltadas: que futuro para o ensino do português como língua pluricêntrica a falantes não-nativos (PLNM)? In Hlibowicka-Weglarz, Barbara; Wisniewska, Justyna; Jablonka, Edyra, eds. - "Língua portuguesa [Em linha]: unidade e diversidade". Lublin: Editora da Universidade Marie Curie-Sklodowska, 2016. ISBN 978-83-7784-913-2. Vol. I, p. 93-108978-83-7784-913-2http://hdl.handle.net/10400.2/6232No presente estudo, iremos reflectir sobre a necessidade de uma gramática da Língua Portuguesa perspectivada como língua pluricêntrica. O pluricentrismo linguístico corresponde hoje a um fenómeno generalizado e largamente estudado (cf. Clyne (ed.) 1992, Silva (ed.) 2013), também no âmbito da Língua Portuguesa (Baxter 1992, Silva et al. (ed.) 2011, Batoréo e Casadinho (2009), Batoréo e Silva (2012), Batoréo (2016). Tendo em conta este objectivo, abordaremos nove gramáticas académicas do Português contemporâneo, publicadas nas últimas décadas – seis no Brasil e três em Portugal –, procurando verificar se elas reflectem a realidade pluricêntrica da Língua Portuguesa do séc. XXI e, particularmente, se correspondem às necessidades dos falantes que aprendem Português como Língua Não-Materna (PLNM), na qualidade de língua estrangeira ou língua segunda.porPortuguês como língua pluricêntricaGramáticas do portuguêsPortuguês europeu (PE)Português do Brasil (PB)Português Língua Não Materna (PLNM)Variedades do portuguêsGramáticas de costas voltadas: que futuro para o ensino do português como língua pluricêntrica a falantes não-nativos (PLNM)?book part